Franquias contribuem para neutralizar causas de fechamento de empresas

Uberlândia – MG 21/2/2020 – O diferencial das franquias está no fato de que ela oferece justamente o que a pesquisa do Sebrae aponta como principal dificuldade das empresas: planejamento.

Dificuldades de planejamento, capacitação e gestão são as principais causas de fechamento de pequenas e médias empresas nos dois primeiros anos de funcionamento, de acordo com o estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil, organizado pelo Sebrae. Os dados mais recentes são de 2018 e  apontam para uma taxa de fechamento de aproximadamente 25%. No segmento de franquias, esse número é menor, atingiu 2,9% em 2018, de acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Franquias (ABF).

Os indicadores do segmento de franquia, embora modestos, são positivos no que diz respeito à abertura de novas lojas, faturamento e contratações. Dados recentes da ABF são relativos ao terceiro trimestre de 2019 e apontam para um crescimento de 6,7% no número de lojas; 5,3% no faturamento e 4% no número de empregos (acumulado 2019).

O diferencial das franquias, segundo Américo José, da Cherto Consultoria, está no fato de que elas oferecem justamente o que a pesquisa do Sebrae aponta como principal dificuldade das empresas: planejamento (que vai do ponto de venda às estratégias mercadológicas), formação e suporte para gestores. A seguir, algumas dicas do consultor, responsável por várias redes de franquia, entre elas a da Provanza, no segmento de produtos de higiene e beleza.

Disposição

“Quando alguém planeja um negócio, a primeira pergunta a ser feita é: será que eu realmente estou disposto? Tenho tempo para me dedicar, vou entender e abraçar as mudanças, a necessidade de dedicação e os sacrifícios necessários antes, durante a após a abertura da empresa? Empreender não é modismo, é escolha de vida. A pessoa tem que estar disposta a correr riscos, a dedicar-se, a mudar seu estilo de vida. Além disso, inicialmente há uma transição entre a segurança da carteira assinada e os desafios do empreendedorismo. Eu realmente estou pronto?”

Afinidade

“Que tipo de negócio eu quero abrir? Será que vou me dar bem em qualquer segmento ou tem algum onde não vou funcionar? Por exemplo, quem investe em uma padaria, tem que gostar de acordar cedo porque a primeira fornada de pães começa antes das 6 da manhã. Isso pode não combinar com o estilo de vida noturno, por exemplo. É preciso escolher algo que a pessoa goste de fazer, que tenha prazer e que combine com seu estilo de vida”.

Riscos

O que pode dar certo ao abrir um novo negócio? O que pode dar errado? O que precisa ser feito? Quais os riscos do processo? Consigo fazer o planejamento integral ou será necessário buscar apoio? Aqui, o modelo de franquia apresenta uma grande vantagem. Ele já foi testado e validado pela franqueadora e por sua rede de lojas franqueadas. As respostas já existem e o apoio especializado faz parte do contrato.”

Dedicação

“Independente do negócio, seja ele franquia ou não, é preciso trabalhar muito para fazer sucesso. As franqueadoras oferecem todo o suporte, da escolha do ponto ao layout, do marketing dos produtos aos sistemas de gestão. Mas quem fica na linha de frente é o empreendedor. É ele que tem que abrir e fechar a loja, garantir estoque, qualificar pessoas, fazer vendas. O negócio não se toca sozinho nem com a presença exclusiva dos colaboradores. A presença do dono no dia a dia continua importante”.

Suporte do franqueador

“As marcas franqueadoras têm estruturas completas de suporte, que são apresentados ainda na fase de planejamento, quando é assinada a Circular de Oferta de Franquia (COF). A partir dessa etapa, o empreendedor deve levantar todas as informações possíveis. Ele pode visitar lojas, conversar com outros franqueados, estudar dados financeiros, visitar a franqueadora e ter acesso a informações que subsidiem a sua decisão. A COF ainda não é o contrato e possibilita um tempo de namoro e entendimento do negócio”.

Pesquisa

“O empreendedor deve pesquisar muito antes de optar pela franquia. A idoneidade da franqueadora, sua saúde financeira, sua história, suas instalações, etc. É preciso saber como vai funcionar a operação, os serviços de suporte, pós venda, divulgação, etc.”

Erros

“O mal dimensionamento do capital a ser investido é um dos principais problemas dos empreendedores de primeira viagem. Muitos acreditam que vão conseguir retorno antes do prazo estabelecido e se planejam mal financeiramente. Por mais sucesso que uma empresa tenha, não é do dia para a noite. É preciso paciência, tempo e alinhamento de expectativas entre franqueada e franqueador. Vale também uma boa conversa em família, porque a rotina vai mudar e os impactos serão sentidos por todos. Ser dono é bem diferente de ser empregado”.

Website: http://www.provanza.com.br