Fundo focado em dívidas busca credores da Venezuela

São Paulo 9/12/2020 – Apesar das dificuldades econômicas do país, Salvatore Milanese vê possibilidade na recuperação dos recursos do fundo Canaima

Para dar suporte à operação no Brasil e no Paraguai, o Canaima fechou parceria com a brasileira Pantalica

A Pantalica Partners, empresa especializada em reestruturação de dívidas, captação de recursos e gestão estratégica, se associou ao fundo Canaima Global Opportunities para contatar credores da Venezuela nos mercados brasileiro e paraguaio.

O Canaima, focado em dívidas distressed, se concentrará em títulos venezuelanos inadimplentes, alvo de sanções econômicas dos Estados Unidos.

A dívida externa da Venezuela, que inclui débitos do governo e de estatais como a petroleira PDVSA, é estimada em US$ 150 bilhões. Isso significa que o mercado potencial do fundo chega a R$ 847 bilhões – entre 13% e 14% do PIB (Produto Interno Brasileiro). “Mesmo com a deterioração da situação no país, ainda é possível recuperar esses recursos”, afirma Salvatore Milanese, sócio e fundador da Pantalica.

Sob o governo de Nicolás Maduro, a Venezuela vive a mais intensa crise econômica e política de sua história. Desde 2013, a economia do país encolheu 65%, de acordo com dados do FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgados em janeiro, antes mesmo do início da pandemia do novo coronavírus.

Desde 2017, o governo venezuelano deu calote em cerca de US$ 60 bilhões em dívidas. Sanções aplicadas pelos Estados Unidos proíbem a compra de títulos da Venezuela e que investidores americanos negociem com as principais autoridades financeiras do país latino.

O fundo aposta, no entanto, no afrouxamento dessas sanções nos próximos anos. Em setembro, a ministra da Economia e Finanças, Delcy Rodríguez, fez oferta a credores para renunciar a uma cláusula de prescrição de alguns títulos em troca de evitar processos legais contra o governo.

Para analistas, a medida pode fazer parte de estratégia do governo venezuelano para levar os investidores americanos a pressionarem o governo de Donald Trump pela retirada de algumas das punições.

O Canaima Global Opportunities pretende ainda investir em dívidas de outros países em dificuldades, como Cuba, Líbano, Argentina, Equador e Angola.

Sobre a Pantalica Partners

Fundada em 2014, a Pantalica Partners é uma empresa especializada em reestruturação de dívidas e gestão estratégica de empresas. Sua equipe, formada por profissionais experientes e habituados a operações de alta complexidade, já participou de mais de 200 transações e mais de 70 projetos de restructuring no Brasil, que alcançam mais de R$ 125 bilhões.

Website: http://www.pantalica.com.br