Gastronomia kasher é destaque no festival da cultura judaica

São Paulo 29/11/2019 – “As pessoas poderão provar todas as iguarias sem sentir diferença no paladar”, rabino Moshe Eisencraft

A gastronomia é um dos pontos altos da Cultura Judaica. Conhecida como culinária Kasher ou Kosher – que significa “apropriado” – é composta por um conjunto de normas para o preparo dos alimentos, seguindo as leis do judaísmo.

Não pode, porém, ser considerada uma culinária regional, uma vez que diversas gastronomias, tais como a chinesa, a árabe e italiana, entres outras, também podem ser Kasher. O segredo está nas receitas preparadas seguindo todos os parâmetros judaicos.

Quem comparecer ao “Fest Shalom SP”, que acontecerá no próximo dia 8, no estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ao lado do Parque Ibirapuera, poderá conhecer um pouco mais da culinária Kasher. Nesse dia, os chefs dos restaurantes L’Entrecôte de Paris, Sushi Yam, Smokedeli, Popoke e Luz Câmera Burger, entre outros, vão preparar seus pratos seguindo a tradição judaica.

Serão 14 barracas, que oferecerão comidas típicas e adaptadas ao Kasher. O público que for ao evento terá a oportunidade de experimentar, além de pratos do Oriente Médio, como falafel, bureka e varenike, acarajé, sushi, hambúrguer.

O objetivo é desmistificar a ideia de que as receitas Kasher fazem parte apenas dos pratos típicos de Israel. “O alimento que passa pelo processo de kasherização não tem o sabor alterado, e as pessoas poderão provar todas as iguarias sem sentir diferença no paladar. Nossos supervisores estão acompanhando a produção dos alimentos nos restaurantes”, conta o rabino Moshe Eisencraft. Haverá ainda apresentações culturais, tradicionais, músicas, danças, roupas e atividades para crianças. No palco principal, estão previstas apresentações de danças, música judaica e israelense, coral, bandas e um show de Stand Up com o humorista Ben Ludmer.

O público que for ao “Fest Shalom SP” poderá curtir inclusive um Shuk – mercado típico do Oriente Médio, com venda de artesanatos e produtos judaicos. E terá a oportunidade de interagir com representantes de entidades judaicas como sinagogas e escolas. Uma área destinada às crianças terá infláveis e brinquedos para as crianças.

O público também poderá se informar sobre pacotes turísticos para Israel. Em 2018, o país recebeu, pelo terceiro ano seguido, um número recorde de viajantes vindos do Brasil. Foram 62,5 mil turistas brasileiros. Para 2019, há uma expectativa de crescimento estimado em 25%.

Fest Shalom SP” 2019. Estacionamento da Assembleia Legislativa, ao lado do Parque Ibirapuera. Domingo, 08 de dezembro, 11h às 17h. Grátis.

Website: https://www.fisesp.org.br/