Gehaka, fabricante de instrumentos eletrônicos de precisão, comemora 63 anos e busca ampliação da liderança

São Paulo 16/12/2019 –

A Gehaka, indústria brasileira de instrumentos de medição de precisão em diversos segmentos, está completando 63 anos. Durante este ano, já fez lançamentos de produtos e tecnologias para suprir o mercado nacional para atender novas demandas em setores dos mais variados.  É uma indústria que oferecer soluções e não somente produtos, e deseja ser referência em todos os segmentos em que atua.

Localizada na Zona Sul da capital paulista, a Gehaka é uma empresa familiar, a caminho da terceira geração, que investe continuamente em evoluções para dinamizar o dia a dia dos clientes. Hoje, atua no mercado em seis linhas (analítica, agrícola, controle de qualidade, pesagem de laboratório, purificação de água grau farmacêutico e serviços técnicos). No início de suas operações, porém, dedicava-se somente a comercialização no setor agrícola de instrumentos para medição de grãos. Com o tempo, foi ampliando os negócios, passando atuar em outros segmentos onde há boas oportunidades de negócios.

Seus diretores observaram que existiam carências e brechas em vários mercados e assim a empresa passou a desenvolver, fabricar e distribuir instrumentos tais como balanças analíticas e semianalíticas; analisadores de umidade, pH, condutividade, TOC e ponto de fusão; densímetros; moinhos de rolos triplos; entre outros.

Numa fase mais recente, a água ficou em evidência, e a Gehaka também começou a industrializar purificadores e ultra purificadores de água, equipamentos capazes de produzir água com grau de pureza tanto para enxágue de vidrarias quanto para o uso em formulações de produtos farmacêuticos, cosméticos, reagentes, análises clínicas, além de outros.

Aperfeiçoamento

Segundo o diretor comercial, Christian Kaufmann, a mentalidade tem sido buscar sempre o aperfeiçoamento dos processos, visando atender às necessidades e expectativas dos clientes. “O objetivo é ser referência nos segmentos em que atuamos”, afirma ele.

Conforme o executivo, a Gehaka, juntamente com a melhoria contínua dos produtos e serviços, quer que o atendimento aos clientes seja ágil, que os funcionários se desenvolvam continuamente, e que as parcerias com fornecedores se tornem cada vez mais frequentes para desenvolvimento de novos produtos e soluções tecnológicas, oferecendo mais alternativas para o mercado. Seu desejo ainda é que o ambiente de trabalho da empresa seja sempre sadio, seguro e motivo de satisfação aos colaboradores, que são considerados como parceiros e todos voltados em prol dos mesmos objetivos.

Glórias institucionais

Ao longo de sua história, a Gehaka tem conquistado importantes triunfos tecnológicos e reconhecimentos. O primeiro deles foi em 2008, com a certificação ABNT NBR ISO 9001 junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) do seu laboratório de serviços de calibração de balanças.

Cinco anos depois, seu laboratório de ensaios em umidade de grãos passa a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE), ou seja, faz parte de um conjunto de laboratórios acreditados e autorizados pelo Inmetro para execução de serviços de ensaios específicos.

Em 2015, o laboratório de calibração e ensaio é certificado e autorizado para prestação de serviços de ensaios e calibração de instrumentos de medição de pH e condutividade. Há cerca de dois anos, a Gehaka conseguiu a primeira empresa que obteve aprovação técnica de modelo do Inmetro para o medidor de umidade tipo G1000, para uso em transações comerciais de grãos. Neste mesmo período, além de outros reconhecimentos oficiais, recebeu a autorização do órgão para realizar serviços de manutenção em medidores de umidades de grãos com modelo aprovado, de acordo com determinação de portaria do Inmetro.

Neste ano, a Gehaka, realiza o lançamento do medidor de umidade de grãos G2000, que também conquistou a certificação do Inmetro e do Sistema G8000 destinado ao controle automático em processos de secagem de grãos em secadores. Este último lançamento vem de encontro à demanda por inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura e denominada como Industria 4.0.

A empresa investe no mercado nacional e, mesmo em tempos de crise, e continua empenhada no aumento da sua produção.