Gente e Gestão: contratar HRTECH é alternativa para elevar a forma de tratar e conduzir

Belo Horizonte 17/1/2020 – Time coeso, engajado é o caminho certo para atingir os objetivos corporativos e as realizações individuais de todos.
Henrique Zica – Presidente MINASLIGAS

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo Selpe em parceria com a A3Data, o uso de dados e algoritmos caminham em crescimento exponencial e o Business Intelligence, já é uma realidade desde a década de 80 nas demais áreas corporativas.

Agora é a vez do RH!

O setor que cuida das pessoas foi contaminado pela inovação e, sendo assim, mais de 60% dos profissionais de RH estão em busca por soluções baseadas em People Analytics. Esse número demonstra que, tecnologia integrada ao capital humano, não é só uma tendência, é sim, um redesenho de todo paradigma que conduz os processos de Gestão de Pessoas.

O melhor são os resultados de engajamento e performance que beiram a perfeição. Para o mundo do trabalho é um cenário promissor e a força que impulsiona esses números, tem corresponsáveis, então aplausos para: a inteligência artificial, algoritmos, inovação e tecnologia. Sabendo que os principais responsáveis sempre serão os seres humanos.

Para contratar, desenvolver, ou até na condução de um desligamento mais humano, orientado e amparado para os profissionais, não importa, entramos na era da gestão apoiada por dados e os índices de precisão estão em torno de 91%, com o apoio das plataformas digitais. As pessoas serão e são, sempre protagonistas, mas contar com os números para apoiar as tomadas de decisões está fazendo a diferença para o setor de Gente e Gestão.

Agora é a hora para alinhar; gestão estratégica do negócio, cultura organizacional, ao desenvolvimento individual e dos times, enfim tudo que envolve pessoas existe um caminho, saudável e totalmente mapeável com o apoio da inteligência artificial. Sim, às plataformas digitais propõe a gestão integrada do negócio e agora o Recursos Humanos se transformou em parte estratégica nas organizações. Sem pessoas performando bem, com a ausência da satisfação para trabalhar, a produtividade é menor. O melhor de tudo é que, nesse momento, é possível metrificar todos os processos, visualizar em gráficos e acompanhar a gestão.

Qual a melhor alternativa para encarar todas essas mudanças e usar de forma eficiente a tecnologia para inserir o setor de Gente e Gestão em um negócio, com sucesso?

Recorrer a uma HRTECH!

Em uma entrevista exclusiva, com o presidente da MINASLIGAS, Henrique Simões Zica, conta todos os detalhes e como aconteceu todo acompanhamento, suporte e elaboração das estratégias propostas pela Selpe Advisory (uma das unidades de negócios do Grupo Selpe) no desenvolvimento do projeto de Gestão de Pessoas e o uso do Advy-us para otimizar a condução dos processos de RH.

Ao longo dos anos a MINASLIGAS evoluiu naturalmente para atender as demandas de mercado, diversificando sua atuação, ampliando sua capacidade de produção e aprimorando seus processos produtivos.  Com uma produção anual de até 60.000t de Ferro Silício 75 e de 40.000t de Silício Metálico, além de um volume expressivo de Microsílica. Ou seja, inovar para se adaptar e seguir na frente sempre foi e será a opção que norteia a empresa.

Abaixo segue uma entrevista com o passo a passo detalhado, dos momentos que marcaram o presidente da Henrique Zica e como foi consolidada essa parceria transformadora entre a MINASLIGAS, a Selpe Advisory e o uso do Advy-us na gestão de pessoas.

Selpe Advisory (SA): Como a MINASLIGAS enxerga o cenário de Gente e Gestão nas organizações atualmente?

Henrique Zica (HZ): Quando se faz necessário implantar e ter acesso a um modelo de gestão estratégica de pessoas dentro da organização, os obstáculos são inúmeros. O ser humano e toda sua complexidade no ambiente de trabalho admiti poucos erros, apesar de saber que errar é muito eficiente, mas enquanto empresa e lidando com o futuro de tantas pessoas foi preciso ser assertivo na escolha do melhor modelo. Com a Selpe Advisory e o uso do Advy-us o sucesso foi garantido.

Essa é uma época de profundas transformações comportamentos sociais, novas formas de comunicação, velocidade do conhecimento, toda essa agilidade, tecnologia, são as pessoas atuais. As empresas precisavam e necessitam ser assim também, ter uma olhar apurado para o ambiente de trabalho atual, só assim será possível enxergar, a diversidade e proporcionar real inclusão, conflitos de gerações e todos os desejos que cada ser humano traz consigo.

Quando todos esses ingredientes são misturados o resultado é um grande bolo a ser conduzido num cenário de pressão e ansiedade naturais do mundo hoje em dia. Lidar com todo esse conjunto de sentimentos, sonhos, anseios é um desafio. O que se constata é uma necessidade de buscar apoio externo para a estrutura interna e assim fazer com que todas essas transformações ocorram da forma mais natural possível. Essa foi a nossa postura ao chamar a Selpe Advisory para acompanhar esse momento.

SA: A partir de que momento você enxergou a necessidade de uma consultoria para esse projeto?

HZ: Sabia que era necessário ter um olhar para o futuro e ficar atento aos impactos que as novas tecnologias trariam para a empresa. Então foi iniciado um processo para alinhar e buscar todo conhecimento possível do tema Gente e Gestão. O processo foi simples, agradável e construtivo. Iniciou-se com um alinhamento entre todos os gestores estratégicos, assim, em contato com a Equipe da Selpe é desenvolvido uma metodologia adequada a cultura empresarial e ao modelo de negócio.

O trabalho foi iniciado a partir de uma análise minuciosa do plano estratégico corporativo. Por esse motivo ficou muito mais fácil conseguir criar táticas, alinhadas a um objetivo maior. Realizou-se então a construção do modelo de competências do negócio requeridas pela equipe com foco no engajamento dos profissionais.

Após esse mapeamento ficou mais fácil identificar os diferenciais competitivos e desenvolver individualmente os talentos, para contribuir com toda a equipe. Dentro dessa etapa é dado o início a fase de coleta de referências, assim criou-se um banco de dados com informações profissionais relevantes de cada colaborador.

Através de uma análise criteriosa e pensando nas particularidades de desenvolvimento é iniciado os programas de treinamentos específicos e adequados a cada profissional para melhor qualificar e integrar o time.

SA: Como está acontecendo a nova estruturação do setor de Gestão de Pessoas?

HZ: Em termos gerais o nosso modelo de Gente e Gestão está sendo estruturado seguindo as seguintes iniciativas:

• Gestão por Competências: para desenhar o modelo MINASLIGAS de Competências Comportamentais por nível e o Assessment Executivo, tudo foi conectado e apoiado em um programa de PDI (Plano Desenvolvimento Individual) e PDO (Plano de Desenvolvimento Organizacional) com um acompanhamento individual. Após análise das informações criou-se um programa anual de desenvolvimento de líderes e equipes.
  • Gestão de Objetivos e Metas: alinhamos com o planejamento estratégico corporativo. Ponto de medir o resultado e performance das pessoas e da empresa.
  • Gestão de Desempenho: Programa que gera um ciclo de autoconhecimento e desenvolvimento individual. Processo de Avaliação e feedback dos aspectos comportamentais e entregas. A avaliação dos resultados e dados gera um plano de desenvolvimento na base anual.
  • Comunicação e Engajamento: assim cria-se um processo para sustentar as mudanças totalmente alinhada as pessoas junto ao negócio. Para isso, utiliza-se ferramentas eficientes de comunicação interna, Employer Branding e divulgação de conceitos.
  • Diagnóstico de Processos do RH Administrativo: foi realizado uma profunda análise dos processos ligados a rotinas de pessoal, benefícios, treinamentos legais e claro para gerar melhorias.

União da expertise com a tecnologia

Ao aliar o conhecimento adquirido para atender e solucionar os desafios dos inúmeros clientes dos mais variados setores, a Selpe Advisory inovou ao ir além de digitalizar os processos do RH. Assim surgi o Advy.us, uma plataforma digital voltada para o desenvolvimento da área de Recursos Humanos: Gestão por competências, Gestão de Metas, Gestão de Desempenho, Carreira e Sucessão, Cargos e Remuneração e Recrutamento e Seleção. Assim é traçado o caminho que uma organização precisa para conquistar uma área de Gente e Gestão mais estratégica.

Já são mais de 4 mil usuários e uma média de 1000 metas atingidas, para 227 clientes que usam e aprovam a plataforma.

Advy.us e a expertise da Selpe Advisory, a união da tecnologia com o conhecimento.

Website: https://www.advyus.com.br/