Gestão de Telecom é a tendência para redução de custos em grandes empresas

São Paulo 13/2/2020 –

De acordo com pesquisa da Gartner, empresa de consultoria, o mercado de Telecom vai gerar gastos de mais de 150 bilhões de dólares em 2023. A aplicação deste valor é diversa, girando entre softwares, redes e serviços. Além de uma tendência global, a geração de custos com telecomunicações já é uma realidade no mercado atual, principalmente em empresas de grande e médio porte. Enquanto pequenos negócios têm maior controle de suas capacidades administrativas devido ao baixo número de funcionários e menor infraestrutura, empresas maiores tendem a ter dificuldade no controle de gastos em telecomunicações.

A operação dessa área também se mostra antiquada, aumentando ainda mais os custos. Deixa-se de lado a possibilidade de inovações e a inserção dentro de um mercado digital de telecom, pautado pela automação de processos e o uso de robôs para realizar atividades de integração. Empresas sem maturidade digital em suas áreas de negócio tendem a ter dificuldades de crescimento na próxima década uma vez que haverá pouca ou nenhuma inovação dentro da área tecnológica, de acordo com estudo realizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Buscando tanto o avanço nos meios digitais quanto um controle financeiro eficaz, a Gestão de Telecom tem se tornado tanto uma fonte de otimização de negócios, quanto uma solução preventiva para redução de custos.

Quais os benefícios de uma Gestão de Telecom?

Seja através de plano estratégico ou de um software, uma Gestão de Telecom eficiente utiliza as melhores práticas para garantir um parque de telecomunicações em pleno funcionamento, com seu histórico detalhado e visibilidade total. A metodologia TEM (Telecom Expense Management) é a mais utilizada e a mais indicada para grandes negócios, uma vez que seu grau de especialização é de alto nível e garante a melhor performance financeira.

Entre os principais benefícios do TEM, além da redução de custos, estão a otimização dos serviços de telecomunicações, inventário identificado, visibilidade total e o foco maior no core business, uma vez que funções operacionais deixam de existir e podem ser realocadas em posições estratégicas.

Para garantir os melhores processos, opte por empresas especializadas, alinhadas com as melhores práticas e soluções tecnológicas inteligentes. A NSB, referência em Gestão de Telecom e com mais de dezessete anos de mercado, tem como diferencial uma equipe altamente capacitada e um software totalmente focado na visibilidade dos ativos de telecomunicações e redução de custos para seu negócio.

Como funciona?

A abordagem da Gestão de Telecom funciona com várias frentes de trabalho, abrangendo todo o parque de telecomunicações de uma empresa, além de seus principais ativos e custos.

A Gestão de Contratos possibilita o cadastro de todos contratos de uma empresa, seus principais dados, como vigência e tarifas. Com base nessas informações é possível antecipar e renegociar contratos e garantir indicadores benéficos para cada tipo de negócio.

Uma das outras frentes é a Gestão de Contas, que permite a busca de forma automática em portais de operadoras por massas de dados para ratear despesas por centro de custos e departamentos, fazer pagamentos de faturas de forma rápida evitando a digitação manual. Essa solução evita que haja corte de serviços, pagamento de juros e multas por parte da empresa.

Já com a Gestão de Inventários é possível ter a visibilidade total do parque de telecom, verificando o funcionamento de ativos, seus históricos de operações e rastreabilidade.

Por fim, a Negociação com Operadoras é que possibilita a concordância entre os dois lados para obter as melhores tarifas. Informações são confrontadas e é possível saber se propostas de operadoras estão de acordo com o mercado permitindo uma auditoria efetiva e apontando divergência em cobranças indevidas.

A Gestão de Telecom promete ser uma tendência na hora de reduzir gastos e otimizar de forma avançada um parque de telecomunicações. Grandes e médias empresas são as principais beneficiadas com essa metodologia aplicada ao negócio.

Por isso a escolha de uma empresa com anos de mercado é essencial para garantir os melhores resultados e uma alta performance financeira.

Website: https://nsb.com.br/gestao-em-telecom/