Ginecologista explica sobre a importância dos métodos anticoncepcionais durante a pandemia de COVID-19

Jundiaí-SP 17/4/2020 – Há um reflexo direto na condição social e econômica; por isso, em tempos de crise e recessão, evitar a gravidez é uma medida importante

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pacientes que não querem engravidar devem iniciar ou continuar o uso do método anticoncepcional de sua escolha. Métodos de longa duração, como DIU e Implanon podem ser aliados nesse momento de isolamento social.

A Organização Mundial da Saúde publicou no início do mês de abril uma série de perguntas e respostas sobre métodos contraceptivos durante o enfrentamento do Coronavírus. Segundo Dra. Patrícia Peres, médica ginecologista e obstetra, o confinamento em casa tem feito muitas pacientes procurarem alternativas para evitar a gravidez.

A OMS destaca que a atividade sexual não cessa com a pandemia de COVID-19; portanto, é crucial garantir que as pessoas possam ter acesso aos serviços e informações para iniciar e/ou continuar o uso de métodos anticoncepcionais.

Evitar a gravidez é uma medida importante em tempos de crise 

Dr. Patrícia Peres, médica ginecologista e obstetra acredita que quando se evita gestações não planejadas, é possível melhorar a qualidade de vida e permitir e o planejamento de cada família. “Há um reflexo direto na condição social e econômica; por isso, em tempos de crise e recessão, evitar a gravidez é uma medida importante”, diz.

Além disso, ao evitar as consequências negativas à saúde associadas às gestações não planejadas, aos abortos inseguros e às infecções sexualmente transmissíveis (incluindo o HIV), a anticoncepção pode ajudar a diminuir a demanda adicional desnecessária nos sistemas de saúde já sobrecarregados por conta da pandemia de COVID-19.

“Tenho atendido pacientes que estão buscando métodos contraceptivos que possam ser uma alternativa mais prática”, afirma. De acordo com a médica, muitas mulheres não querem engravidar nesse momento delicado e ao mesmo tempo, querem evitar sair de casa e ir à farmácia para comprar pílulas anticoncepcionais, por exemplo.

DIU e Implanon podem ser colocados facilmente 

Dessa forma, métodos contraceptivos de longa duração podem ser grandes aliados. A especialista explica que a colocação do DIU (Dispositivo Intrauterino) ou Implante Transdérmico (Implanon) é bastante simples e pode ser feita em consultório médico e apenas com anestesia local. “Os atendimentos são individuais, seguindo todos os cuidados para a prevenção do COVID-19 durante o período da consulta”, esclarece.

Eficácia dos métodos contraceptivos

Segundo a ginecologista, atualmente, os métodos que se apresentam mais eficazes são primeiramente o Implanon, em seguida o DIU Mirena (hormonal) e o DIU de cobre. Depois, aparecem os métodos injetáveis, os adesivos e a pílula anticoncepcional.

Dr. Patrícia Peres também lembra que se a mulher teve um parto nos últimos seis meses ou apresenta alguma condição de saúde, como diabetes, pressão alta, câncer de mama, ou se é fumante, é recomendável verificar com um profissional de saúde sobre o método anticoncepcional mais seguro e adequado para ela.

Melhor método anticoncepcional para usar durante a pandemia de COVID-19

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todos os métodos anticoncepcionais modernos ajudam a prevenir uma gestação. As mulheres e seus parceiros podem escolher qualquer método anticoncepcional moderno que seja seguro e aceito por eles.

“Por isso, é importante realizar uma consulta médica para que o profissional possa ajudá-los e orientá-los sobre as opções”, destaca Dr. Patrícia.

Os preservativos, quando usados corretamente, são o único método anticoncepcional que ajuda a prevenir a gestação não planejada e a proteger contra infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV. “Não existem métodos 100% eficazes, por isso, eles podem ser usados em conjunto com outros métodos anticoncepcionais”, reforça. 

 

Dra. Patrícia Peres

Formada em Medicina pela Pontifícia Universida de Católica de São Paulo – Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO/SOGESP) e em Reprodução Humana Assistida pelo Instituto Sapientiae e Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Website: https://patriciaperes.com.br

Web Site: