Grupo empresarial investe R$ 8 milhões para produzir casas e estabelecimentos comerciais em estrutura pré-fabricada

Belo Horizonte, MG 27/1/2020 –

Economia, redução de resíduos e praticidade são apenas alguns dos fatores que têm motivado a adoção de estruturas modulares na construção civil. Para atender à demanda crescente do mercado, a CMC Módulos Construtivos, empresa do Grupo Lafaete, oferece ao mercado mais uma novidade: residências e estabelecimentos comerciais, de médio ou alto padrão, pré-fabricados em aço galvanizado. A novidade, que começa a ser comercializada a partir deste ano, possibilita a montagem da estrutura em apenas três dias.

O investimento foi de R$ 8 milhões, destinados à compra de equipamentos, contratação de novos funcionários, custo de desenvolvimento e infraestrutura fabril. Para apresentar a novidade ao mercado, a CMC Módulos Construtivos desenvolveu um protótipo, que tem, aproximadamente, 150 metros quadrados e dois andares. Instalada na fábrica da empresa em Mirassol (SP), a estrutura automatiza módulos em 2D e 3D, por meio do sistema Light Steel Frame (estrutura de aço leve).

A estrutura já sai pronta da fábrica e é montada pela equipe no próprio local da edificação. Segundo o diretor de Operações do Grupo Lafaete, Edison Tateishi, a modularização em steel frame é feita sob medida para o cliente. “Cada peça é produzida de acordo com as medidas definidas previamente no projeto arquitetônico, seguindo a demanda de cada cliente. Desenvolvemos algo que permite ganho de tempo para as empresas, mas com valores compatíveis com a alvenaria convencional”, explica.

Ele explica que imóveis desse tipo já são utilizados em países como Japão e Canadá. “Para quem olha, parece uma casa comum, mas temos uma estrutura mais leve que as convencionais e não há perda em segurança, evitando também problemas com mofo ou proliferação de fungos pela umidade”, complementa Tateishi. Entre os principais benefícios da estrutura pré-fabricada estão a velocidade de execução da obra, redução de desperdício de materiais e a precisão dimensional. “Além disso, é sustentável, pois o projeto utiliza o aço galvanizado 100% reciclável, não usa água durante a construção, gera muito menos resíduos e economiza energia na utilização do imóvel”, declara o diretor de Operações.

A técnica foi desenvolvida levando em consideração a realidade brasileira. “Fizemos todo um estudo de patologias do sistema, avaliando o que deu certo e o que deu errado em outros empreendimentos. Também avaliamos o que é compatível ou não com as características do nosso país. O projeto leva em consideração nosso clima, que é mais úmido do que outros países, e também adaptações próprias da nossa cultura, como o hábito de lavar o chão da casa com balde de água, por exemplo”, complementa.

O projeto, desenvolvido em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), envolveu anos de pesquisa e parcerias com instituições sólidas, como a Universidade de Alberta e a Universidade de São Paulo (USP). A novidade reforça o constante investimento da Lafaete em inovação. “O projeto foi feito para ser montado rapidamente, mas planejado com bastante calma”, afirma Tateishi.

Website: http://www.lafaetelocacao.com.br