Grupontapé estará em Pirapora-MG com atividades gratuitas para a comunidade

Uberlandia-MG 17/10/2019 –

Palestras, oficinas, ensaio aberto e apresentação teatral fazem parte das ações programadas para a próxima semana.

O Projeto GrupontaPé na Estrada II embarca, na próxima semana, para Pirapora-MG. Um dos maiores grupos de teatro de Minas Gerais, com sede em Uberlândia-MG, estará na cidade localizada no norte do estado mineiro, entre os dias 21 e 23 de outubro, com ensaio aberto, apresentação, oficina e palestra gratuitas para a população.

No dia 21, às 19 horas, o Grupo realizará uma palestra no Clube Literário Tamboril, com o tema: “Viver do que gosta – o melhor caminho”; no dia 22, às 13h30, será o ensaio aberto do espetáculo Balaio Popular, no Centro de Convenções Emutur; No dia 23, será ministrada uma Oficina: “Teatro na Sala de Aula” para professores, no Clube Literário Tamboril, e para encerrar a passagem por Pirapora, a trupe apresentará o espetáculo Balaio Popular, às 8 horas, no Clube Literário Tamboril.

Essas ações fazem parte das atividades do Projeto GrupontaPé na Estrada II que é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio local da empresa Companhia Ferroligas Minas Gerais – Minasligas, com apoio local do Clube Literário Tamboril e a Secretaria Municipal de Educação de Pirapora – SEMED.

“Nós já passamos por várias cidades de Minas Gerais, em um ano de projeto, e estamos ansiosos para voltar à Pirapora, que sempre nos recebeu muito bem”, comenta a diretora do Grupontapé e uma das atrizes da Cia., Katia Bizinotto.

O Grupontapé

Ao longo dos anos o Grupontapé passou a ser conhecido pelo conjunto de atividades que desempenha e não apenas pelos seus espetáculos. Com amadurecimento adquirido nos quase 25 anos de estrada, na busca contínua pela excelência e qualidade artística, desenvolveu mecanismos de produção e gerenciamento dos recursos que administra (públicos ou privados).

“O Grupontapé acredita que o teatro tem uma valiosa contribuição a oferecer à sociedade, pois além da cultura propriamente dita, interfere nas questões que dizem respeito à cidadania, trabalhando a condição e os valores humanos, com a certeza de que pode contribuir positivamente para o bem-estar social e o desenvolvimento humano”, informa Katia Bizinotto.

Espetáculo Balaio Popular

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo “Balaio Popular” do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de BH e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. “Balaio Popular” é um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo da região sudeste.

Oficina Teatro na Sala de Aula

O Workshop “Teatro na Sala de Aula” é uma oficina pedagógica na qual são compartilhadas algumas técnicas teatrais simples que podem auxiliar os professores em como trabalhar a inter-relação, a criatividade e a comunicação como princípios básicos do bom convívio humano.

Palestra “Viver do que gosta – o melhor caminho!”

A partir da trajetória de desenvolvimento e profissionalização do Grupontapé, essa palestra abordará aspectos do universo juvenil, quais sejam: sonhos, oportunidades, escolhas e possibilidades, com foco no desenvolvimento humano. Faz parte dessa ação o sorteio e doação do livro Grupontapé – a construção de uma maioridade.

O quê: GrupontaPé na Estrada II
Onde: Pirapora-MG
Programação:
Dia 21/10 – 19h00 – Palestra “Viver do que gosta – o melhor caminho!”
Dia 22/10 – 13h30 – Ensaio aberto do Espetáculo Balaio Popular
Local: Centro de Convenções – Emutur
Av. Salmeron, 91 – Centro
Dia 22/10 – 19h00 – Oficina “Teatro na sala de aula para professores”
Dia 23/10 – 08h00 – Espetáculo Balaio Popular
Rua Montes Claros, 804, Bairro Santo Antônio.
Entrada: Gratuita em todos os eventos

Website: http://www.mfcomunica.com.br