GS&MD realiza programa de imersão nos ecossistemas da China

São Paulo 25/10/2019 –

Um gigante com uma população de 1,386 bilhão de pessoas e média de crescimento do PIB de 10% nos últimos 25 anos. Esta é a realidade da China, que mesmo tendo crescido apenas 6,2% no segundo trimestre deste ano, ainda segue com um desempenho invejado por muitos países. De acordo com dados do eMarketer, a China possui 1,38 bilhão de consumidores, dos quais 80% usam o celular para pagar suas compras no varejo. Destas transações, 35,3% são realizadas pelo e-commerce, o maior índice mundial, muito à frente dos 11% dos Estados Unidos ou dos 6,5% do Brasil.

Para conhecer este universo marcado pela inovação, crescimento, conveniência, tecnologia e grandes ecossistemas de negócios, a GS&MD, uma das empresas que integram o ecossistema de negócios do Grupo GS& Gouvêa de Souza realizará, de 2 a 12 de novembro de 2019, o programa China 360º Experience, que levará uma delegação formada por grandes líderes empresariais para o país. A programação foi desenvolvida por meio de uma criteriosa curadoria, reunindo em um só roteiro experiências que mesclam interesses profissionais, geração de negócios e turismo.

Para Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, “o modelo de atuação no mercado de consumo chinês, apoiado nos ecossistemas de negócios, foi fundamental para desenvolver o dispêndio local e mudar o dia a dia das pessoas, que podem contratar os mais diversos tipos de serviços e produtos de forma simples e rápida”. Segundo o executivo, estas companhias crescem de forma muito acelerada e tentacular, estimulando a inovação e as transformações rápidas.

Os participantes da delegação irão conferir de perto, nos dias 8 e 9 de novembro, o China Shop, a maior feira de varejo da Ásia, realizada com o suporte da China Chain Store & Franchise Association, organização estatal da indústria de varejo local. Para entender a dimensão da feira, são 120 mil metros quadrados de exposição, com 900 expositores e 65 mil visitantes. De acordo com Marcelo Toledo, CEO da GS&MD, a visita à feira dará à delegação a oportunidade de “entender quais são as soluções que estão apoiando o new retail na China, ver a vanguarda em termos de soluções tecnológicas, de equipamentos e tudo o mais.”

Dentro da China Shop, no dia 8, entre 15h30 e 17h30, a GS&MD realizará o China-Brazil Retail Forum, um evento especial com conteúdo relevante, selecionado para comentar os aprendizados que a China pode trazer para o varejo brasileiro. Participarão do Fórum Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS; Cláudia Elisa, membro do Conselho da TOTVS; Marcelo Toledo, CEO da GS&MD e Marcos Gouvêa, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

Além disso, os membros desta edição do China 360º Experience terão a oportunidade de conferir, in loco, o Single’s Day, maior evento de compras do mundo, que acontece em 11 de novembro. A data foi transformada pelo Alibaba em um dia de vendas online com descontos e se tornou um momento de enorme destaque, com números que ultrapassam a Black Friday nos Estados Unidos. Na edição do ano passado, o gigante do e-commerce vendeu US$ 31 bilhões, apenas durante as 24 horas do evento.

Toledo acredita que estar na China durante o Single’s Day proporcionará a chance de conferir as ações criadas para a data não apenas no online, mas também no varejo físico. “Vai ser incrível a oportunidade de ver in loco, no mercado chinês, não só o evento do Alibaba, que vamos acompanhar de alguma forma, mas, principalmente, ver a repercussão disso no mercado, como as lojas, as cadeias, os supermercados, foodservice, as lojas de esportes, como o varejo em geral consegue ativar esta oportunidade, que foi criada no online, dentro das lojas do marketplace do Alibaba, mas que foi também para as lojas físicas. Vamos estar lá para acompanhar isso em tempo real”.

O roteiro conta ainda com visitas a relevantes empresas já consolidadas da China para conhecer diversos modelos de operações, além de experiências diferenciadas. A delegação passará pelos principais ecossistemas de negócios cobrindo segmentos como foodservice, logística, shopping centers, inteligência artificial, supermercados, universidade, aceleradoras, hotelaria, fintechs e meios de pagamento.

Entre os destaques das visitas técnicas estão o SwiftPass (meios de pagamento), SenseTime (inteligência artificial), GeekPlus (logística) Luckin Coffee (cafeteria), Xiaomi (celulares), Universidade Tsinghua, Plug & Play (aceleradora), Alibaba (headquarters, e-commerce, hotel, financeira, shopping e supermercado Freshippo), Liqun (varejista que assumiu a coreana Lotte Mart), Hisense (multinacional de eletrodomésticos), entre outros.

Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS& Gouvêa de Souza, afirma que a China vive uma realidade muito mais avançada que a do Brasil e do Ocidente como um todo. “Os chineses vivem verdadeiramente no mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), a velocidade de transformação daquela sociedade e daquela economia é algo sem paralelo no mundo, estimo que eles estejam em um ponto da curva exponencial de transformação que o ocidente só deve chegar em 10 ou 20 anos – no mínimo”.

GRUPO GS& GOUVÊA DE SOUZA
Desde 1989, o Grupo GS& Gouvêa de Souza contribui para a expansão e a transformação do mercado nacional e internacional, com uma plataforma estratégica formada por um virtuoso ecossistema de negócios, que tem como principal objetivo aplicar, desenvolver, inovar, analisar e agregar valor a setores ligados ao varejo, consumo, e-commerce, franchising, shopping center e foodservice, por meio de produtos e serviços que só pode oferecer quem tem dirigentes, executivos e profissionais especializados no assunto.

Website: http://www.grupogouveadesouza.com.br/