Harmonização Orofacial: encontro de profissionais da Saúde no DF terá 2 cirurgias ao vivo

Brasília 29/11/2019 –

Dois procedimentos cirúrgicos serão realizados ao vivo como parte da programação do evento Summit HOF, no Distrito Federal. O encontro reunirá especialistas da área de Saúde, inclusive, dentistas, com atuação em Harmonização Orofacial. O Summit HOF ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro Universitário IESB, na unidade da Asa Sul, a partir das 8h.

Os especialistas convidados irão compartilhar conhecimentos e pesquisas reconhecidas no Brasil e no mundo. As inscrições podem ser feitas no site https://bit.ly/344gnkZ. A entrada é gratuita para os primeiros 200 alunos de graduação do IESB que se inscreverem. Para os demais alunos de graduação, o custo será R$ 200,00. Profissionais da área pagarão R$ 600,00. Podem participar médicos, cirurgiões-dentistas, biomédicos e farmacêuticos.

Duas cirurgias ao vivo

Uma das apresentações será realizada durante oficina, em que a profissional Thalita Queiroz conduzirá uma operação de rinomodelação com fios PDO. O outro procedimento cirúrgico será um Lifting com fios PLLA, realizado pelo professor Altamiro Flávio. Outros temas como a Importância da Reabilitação Oral na Harmonização Orofacial e Nova Abordagem para Tratamento das Sequelas da Paralisia Facial também serão debatidos pelos dentistas Claudio Leonardo Andrade e Raquel Medeiros; e Mariana Magalhães, respectivamente.

O Summit HOF acontece após o Conselho Federal de Odontologia (CFO) ter publicado a Resolução 198/2019, que permite que dentistas atuem na especialidade de Harmonização Orofacial

O que é Harmonização Orofacial

O objetivo deste tratamento é corrigir traços físicos a fim de tornar o sorriso e a face mais ajustados, utilizando estimuladores de colágeno, como fios de sustentação e aplicação da toxina botulínica (botox). Isso se tornou uma possibilidade para dentistas.

A prática, contudo, não é de uso exclusivamente estético. Sequelas faciais causadas por doenças ou traumas físicos também podem ser tratados com o procedimento. É o que explica a coordenadora do curso de especialização em Harmonização Orofacial do Centro Universitário IESB, professora Luciana Diaz. “No caso do bruxismo, em vez de o dentista indicar uma placa para o paciente usar ao dormir a fim de não bater os dentes, é possível trata-lo com toxina butolínica”, explica. A paralisia facial é outro caso que pode ser corrigido com fios de sustentação e botox.

O procedimento é de baixo risco para o paciente. “São processos pouco invasivos, feitos com anestesia local, a mesma utilizada por dentistas em procedimentos normais”, informa Luciana. Para ela, a Harmonização Orofacial deve ser cada vez mais aprimorada e utilizada daqui em diante.

Curso

O IESB é a primeira instituição de ensino superior de Brasília a oferecer um curso de especialização na área de Harmonização Orofacial. O objetivo é capacitar o profissional de saúde a conduzir terapias que envolvam aplicação de toxina botulínica, bem como seu uso estético, com foco na prevenção do envelhecimento. Além disso, o curso prepara o dentista com técnicas cirúrgicas para lipoplastia e orienta o profissional para prever riscos e solucionar problemas que possam ocorrer nos procedimentos. A modalidade é presencial com encontros quinzenais. A carga horária é de 500 horas em 10 meses de aula. O curso é ministrado no IESB Campus Sul (613/14 Sul).

Website: http://www.iesb.br

Web Site: