Helsinn assina acordo exclusivo de distribuição e licenciamento com a Blanver e a Varifarma para o produto Pracinostat na América do Sul

São Paulo 3/9/2019 –

O Pracinostat recebeu a designação de terapia inovadora para o tratamento de leucemia mieloide aguda (“LMA”) para adultos ou pacientes que não possam receber quimioterapia intensiva, e em pacientes com síndrome mielodisplásica de alto risco (“SMD”)

Helsinn, um grupo farmacêutico suíço focado no desenvolvimento de produtos de qualidade para tratamento de câncer, juntamente com a Blanver Farmoquímica e Farmacêutica S.A., uma empresa brasileira focada em produtos inovadores, medicamentos de alta qualidade e insumos farmacêuticos ativos, comprometida com a ampliação do acesso dos pacientes, e o Laboratório Varifarma SA, uma empresa focada em terapias complexas e doenças órfãs, dedicada a melhorar a qualidade de vida do paciente, anunciam hoje que assinaram um acordo exclusivo de distribuição e licenciamento do medicamento Pracinostat na América do Sul.

Sob os termos dos acordos, a Blanver, com sede em São Paulo, irá registrar, promover, distribuir e comercializar o Pracinostat no Brasil, enquanto a Varifarma, localizada em Buenos Aires, cobrirá Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A Helsinn manterá todos os direitos de desenvolvimento internacional, incluindo atividades de desenvolvimento clínico e o fornecimento de Pracinostat.

A Blanver e a Varifarma recentemente firmaram uma aliança estratégica na América Latina, com o objetivo de criar um portfólio de medicamentos para o tratamento de diversas patologias, incluindo hematologia e oncologia.

O pracinostat é um inibidor oral da pan-histona deacetilase (“HDCA”). O composto está atualmente em desenvolvimento, com um estudo clínico internacional multicêntrico de fase III, em combinação com a azacitidina, para o tratamento de pacientes adultos com leucemia mieloide aguda (LMA) recém-diagnosticada, que não podem receber quimioterapia de indução intensiva. O pracinostat também está sendo avaliado em um estudo clínico aberto de fase II, em associação com a azacitidina, para o tratamento de pacientes sem exposição prévia ao medicamento e com síndrome mielodisplásica de alto risco (SMD).

Riccardo Braglia, vice-presidente e CEO do Grupo Helsinn, comentou: “Estamos muito satisfeitos por termos assinado esse acordo com dois parceiros especialistas na América Latina, com experiência no mercado local para ajudar a ampliar o alcance potencial do Pracinostat para os pacientes que mais precisam. Um fator chave na escolha de nossos parceiros é garantir que eles compartilhem nossos princípios, valores e ética e tenham foco na qualidade, orientação para resultados e responsabilidade social – tanto a Blanver quanto a Varifarma compartilham essa visão e estamos ansiosos para iniciar o trabalho com eles.

Sergio Frangioni, CEO do grupo Blanver, comentou: “A inovação faz parte do DNA da Blanver, com essa característica, estamos orgulhosos em trazer o Pracinostat e honrados por ter a Helsinn como nossa parceira no Brasil, onde compartilhamos os mesmos valores e visão estratégica, trazendo tratamentos inovadores que certamente beneficiarão os pacientes.”

Marcelo Conti, Diretor do laboratório Varifarma, comentou: “É uma grande satisfação para a Varifarma ter sido escolhida para representar a Helsinn e seu produto Pracinostat, na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Aceitamos esse desafio com grande comprometimento e com a responsabilidade que trabalhamos. Compartilhando os mesmos valores e ética, esperamos iniciar um empreendimento bem-sucedido juntos, fornecendo cuidados e novos produtos para mais pacientes em nossa região.”

Sobre o Pracinostat

O pracinostat é um inibidor oral de pan-histona deacetilase (“HDAC”), que está em um estudo clínico pivotal de fase III, em combinação com a azacitidina, para o tratamento de adultos com leucemia mieloide aguda (“LMA”) recentemente diagnosticada, que não podem receber quimioterapia de indução intensiva. Também está sendo avaliado em outro estudo clínico de fase II em pacientes com síndrome mielodisplásica de alto risco (“SMD”). A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA) concedeu a designação de terapia inovadora (Breakthrough Therapy) ao pracinostat, em combinação com a azacitidina, para o tratamento de pacientes com LMA recém-diagnosticada, com ≥75 anos ou que não possam receber quimioterapia intensiva.

Em 2016, o Grupo Helsinn obteve direitos globais ao pracinostat da MEI Pharma, Inc. sob um contrato de licença, desenvolvimento e comercialização exclusivo, cujos termos não foram alterados pelo contrato de sublicenciamento, que também incluiu o direito do Grupo Helsinn de conceder sublicenças a terceiros.

Em dezembro de 2018, o grupo biofarmacêutico italiano, Menarini, recebeu direitos exclusivos de licenciamento para todos os territórios, exceto nos EUA, no Canadá, no Japão e na América do Sul. O Pracinostat é um agente sob pesquisa, não está aprovado para uso comercial nos EUA nem em nenhum outro país.

Sobre o grupo Helsinn

O grupo Helsinn é um grupo farmacêutico de propriedade privada, com amplo portfólio de produtos de tratamento oncológico comercializados e vários medicamentos em desenvolvimento. Desde 1976, o grupo Helsinn vem melhorando a vida de pacientes, orientado pelos principais valores familiares de respeito, integridade e qualidade. O grupo trabalha com produtos farmacêuticos, de biotecnologia, dispositivos médicos e suplementos nutricionais, além de ter experiência em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos de cuidados terapêuticos e de apoio ao câncer, à dor, inflamação e gastroenterologia. Em 2016, o Grupo Helsinn criou o fundo de investimento Helsinn, para apoiar oportunidades de investimento em estágio inicial, em áreas com necessidade não atendidas dos pacientes. A empresa tem sede em Lugano, na Suíça, com subsidiárias operacionais na Suíça, na Irlanda, nos EUA, em Mônaco e na China, além de ter presença de seus produtos em aproximadamente 190 países. Para saber mais sobre o Grupo Helsinn, visite o site: http://www.helsinn.com/

Sobre a Blanver

Uma empresa brasileira, fundada em 1984, que desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e insumos farmacêuticos ativos (IFAs). Em medicamentos, desenvolvemos e fabricamos produtos de alta qualidade nos segmentos de HIV, hepatite e osteoporose. Em Hematologia e Oncologia, estabelecemos alianças estratégicas com parceiros internacionais de reconhecida qualidade, para licenciar e comercializar produtos inovadores e estabelecidos. A Blanver desenvolve, produz e incorpora produtos inovadores de qualidade e competitividade, buscando sempre promover a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Sediada no estado de São Paulo, com sede corporativa e duas unidades de produção: unidade farmacêutica e IFA.

Sobre a Varifarma

Focada em terapias complexas e doenças órfãs, a Varifarma é uma empresa dedicada a melhorar a qualidade de vida do paciente. É nosso compromisso contínuo com a inovação e a busca de novas terapias eficazes que nos colocam como referência de mercado. Somos reconhecidos pela alta qualidade dos nossos produtos e pelo nosso compromisso contínuo com a comunidade médica e científica. Há mais de duas décadas, contamos com profissionais de renome que contribuem ativamente para a busca das melhores soluções para os pacientes, bem como para novos desafios.

Website: https://blanver.com.br/

Web Site: