História indígena vencedora de concurso nacional vira livro infantil

11/7/2013 –

O livro conta a história do guerreiro mawé Guaynê e sua vitória sobre a grande Moi, uma cobra maligna que apavorava seu povo. Apaixonado pela filha do chefe da tribo, a bela Tainá, Guayné ainda não tinha tido coragem de pedir a mão dela quando a terrível cobra captura seu grande amor. Valente e destemido, ele se lança ao rio para resgatar a jovem e provar sua bravura.

As ilustrações em aquarela de Mauricio Negro, ricas em cores vibrantes, representam em detalhes a fauna e a flora brasileiras, bem como os objetos, a culinária e os hábitos de um povo ribeirinho que vive na floresta. O texto de Tiago Hakiy, acessível às crianças, introduz o pequeno leitor não apenas à cultura e aos valores indígenas, mas também a seu vocabulário. Ao final, há um glossário, que explica termos típicos, como tarubá, pajé, mauary, perau e muitas outras palavras.

Sobre o autor – Tiago Hakiy é poeta, escritor e contador de histórias tradicionais indígenas. Natural de Barreirinha, no estado do Amazonas, descende do povo sateré-mawé. É autor de Awyató-pót: histórias indígenas para crianças; Águas do Andirá; Petrópolis. Tem textos publicados nas antologias A quinta estação e Antologia poética dos escritores indígenas. É membro do Núcleo dos Escritores e Artistas Indígenas (NEArIn). Em 2012 foi vencedor do Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas. Formado em Biblioteconomia pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas), mora no coração denso da floresta amazônica, onde ocupa o cargo de assessor especial na Prefeitura Municipal de Barreirinha.

Sobre o ilustrador – Mauricio Negro é lustrador, escritor e designer identificado com temas ancestrais, mitológicos, ambientais, étnicos e ligados à diversidade cultural e artística brasileira. Participante de exposições e catálogos, já recebeu prêmios e menções no Brasil e no exterior. De Tiago Hakiy, ilustrou Awyató-pót: histórias indígenas para crianças. Com Vãngri Kaingáng, escreveu e ilustrou Jóty, o tamanduá, e, com Daniel Munduruku, é autor da adaptação A palavra do grande chefe. Colabora com diversos escritores indígenas, entre eles Olívio Jekupé, Yaguarê Yamã, Lia Minápoty e Sulamy Katy, e também com obras relacionadas às raízes africanas e afro-brasileiras. É coordenador editorial da Coleção Muiraquitãs e membro do conselho diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB).

Título: Guaynê derrota a Cobra Grande – Uma História Indígena
Autora: Tiago Hakiy
Ilustrações: Mauricio Negro
Formato: 21 x 24 cm
Número de páginas: 32
Indicação leitora: leitor em processo (a partir de 8 anos)
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-8217-170-7

Web Site: