Hospital orienta pacientes sobre medidas preventivas em relação ao coronavírus

5/2/2020 –

A propagação pelo mundo dos casos do novo coronavírus provocou um alerta sobre a importância dos cuidados que se deve ter com as doenças de transmissão respiratória. Embora não haja nenhum caso confirmado no Brasil, o hospital Santa Casa de Mauá, localizado no Grande ABC, antevendo o problema, acaba de implantar uma série de medidas preventivas, que envolve todo o corpo clínico, enfermagem e seus colaboradores.

Enquanto os pacientes aguardam para serem atendidos, profissionais da instituição médica estão realizando uma ação de conscientização sobre a importância de intensificar a higiene de mãos com álcool gel, o uso da etiqueta quando tossir ou espirrar, além da distribuição de máscaras para os usuários que estiverem com sintomas de gripe, como coriza, tosse, ou febre, a fim de conter a disseminação de doenças de transmissão respiratória.

“Nossa equipe também está alertando a população para evitar locais fechados e aglomerações. No transporte público, manter as janelas abertas para melhor ventilação, além de higienizar as mãos periodicamente com antisséptico à base de álcool, ou água e sabão. É importante também que ao tossir ou espirrar, a pessoa cubra a boca e o nariz com um lenço de papel descartável para evitar espalhar germes no ambiente, inclusive corrimãos ou em outras superfícies que as pessoas possam tocar”, explica o superintendente Harry Horst Walendy Filho.

Importante salientar que todos os computadores do hospital tiveram suas telas alteradas para fixar instruções sobre o coronavírus, ou seja, sintomas, cuidados e tratamento, de forma que todos os profissionais, sejam médicos, enfermagem ou administrativos estejam atentos ao assunto de maneira permanente.

Perfil: para marcar seus 53 anos de fundação, a Santa Casa de Mauá inaugurou no final de junho do ano passado o novo pronto-socorro e ala de internação com 15 leitos, elevando a capacidade de atendimentos. A fachada da Santa Casa de Mauá também passou por recente reestilização e, além do design moderno e contemporâneo, traz um grande benefício aos pacientes, já que possui janelas blindadas a fim de reduzir a entrada de ruídos externos, microrganismos e poluição para os ambientes de internação. A iluminação natural prevalece sobre o projeto arquitetônico.

O próximo passo da Santa Casa de Mauá será a construção de 20 novos leitos de UTI adulto, 10 para UTI pediátrica, outros 5 coronarianas, novo hospital de retaguarda com até 80 leitos e padronização de suas atuais instalações físicas. Recentemente, a Santa Casa de Mauá implementou o serviço de Hemodinâmica, permitindo a realização de cirurgias cardíacas como colocação de marca-passo, revascularização, cateterismo, entre outras. Também conta com exames de tomografia, mamografia, ultrassonografia e o primeiro Centro Oncológico de Mauá.

A Santa Casa de Mauá está localizada na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300.

Informações à imprensa:
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin
[email protected]
(11) 4436-8408 / 99602-4430
www.mprossi.com.br

Web Site: