Hyundai HB20 é o veículo usado mais negociado na internet, aponta a InstaCarro

28/7/2020 –

Modelo da fabricante sul-coreana saltou da quinta para a primeira posição no ranking dos mais vendidos na web no segundo trimestre de 2020

O segundo trimestre de 2020 foi marcado pela pandemia de covid-19, o que fez muitos motoristas negociarem os carros para reduzirem custos. Dessa forma, o veículo Hyundai HB20 foi o mais negociado pela internet, segundo levantamento da InstaCarro, plataforma que realiza a intermediação da venda de veículos.

A empresa elaborou um ranking com os vinte modelos mais vendidos no período entre abril e junho de 2020, e o modelo da Hyundai foi o campeão de vendas na plataforma da empresa. O bom desempenho o alçou à liderança após ter ficado na quinta posição no primeiro trimestre do ano.

Na sequência, aparecem dois modelos da Ford entre os mais negociados pela plataforma. O Ka saltou da oitava posição nos três primeiros meses do ano para a vice-liderança na lista do segundo trimestre. Já o Fiesta, primeiro colocado nos dois trimestres anteriores, caiu para a terceira colocação.

Outros dois hatches compactos completam o top 5 no ranking da InstaCarro: o Renault Sandero caiu da terceira para a quarta posição no período analisado e o Volkswagen Fox saiu da segunda para a quinta colocação. Completam a lista dos dez mais negociados: Fiat Palio (6º), Honda Fit (7º), Chevrolet Onix (8º), Fiat Uno (9º) e Toyota Corolla (10º).

A lista também mostra uma tendência observada por conta da pandemia de COVID-19: o aumento das negociações envolvendo carros premium, de alto valor. O Mitsubishi ASX, por exemplo, subiu 56 posições e ocupa a 24ª posição – é o maior crescimento no trimestre. O Toyota Corolla, décimo, subiu 28 posições, enquanto que o Chevrolet Cruze subiu 29 colocações para ficar em 11º no levantamento.

“Neste segundo trimestre, um dado interessante é que a plataforma registrou mais vendas de veículos mais caros. Isso é um indicativo de que os motoristas estão fazendo downgrade, ou seja, trocando o veículo para modelos mais baratos a fim de reduzir custos devido à crise provocada pela pandemia de covid-19”, explica Luca Cafici, CEO da InstaCarro.

Os dados da InstaCarro levam em conta apenas os veículos negociados em na plataforma on-line. Por isso são diferentes do levantamento de mais vendidos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE). No período entre abril e maio (não há dados de junho), os três mais vendidos, segundo a instituição, são o Volkswagen Gol, seguido pelos modelos Uno e Palio, da Fiat.