IESB promove série de palestras para reforçar a importância da ciência e da Psicologia durante a pandemia

27/5/2020 –

Em tempos de obscurantismo, o Centro Universitário IESB reforça seu apoio incondicional à ciência. Com o avanço da pandemia que marcou o início do Século XXI, a instituição reforça a importância do investimento e incentivo à pesquisa. Esse posicionamento será marcado nesta terça-feira (26), com a abertura da I Jornada Científica de Psicologia do IESB, que contará com 13 painéis com fala de especialistas de diferentes instituições. O evento será completamente gratuito e aberto ao público, de forma online, sediado na plataforma Collaborate. Ao final do texto, vale conferir como acessar o evento online.

Serão três dias de evento, com debates sobre temas diversos dentro da Psicologia. O objetivo é reforçar a importância da área que carrega uma responsabilidade ainda maior em tempos de pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 23 mil brasileiros.

A abertura, que acontece às 8h30 desta terça-feira, contará com a fala da coordenadora do curso de Psicologia do IESB, Graziela Ferreira, do Vice-reitor, Luiz Cláudio Costa, e da pró-reitora, Regina Tombini. Eles compartilharão o histórico do IESB com a ciência. Só neste semestre, 42 Projetos de Iniciação Científica (PIC) estão sendo desenvolvidos na instituição, nas mais diversas áreas, como Comunicação, Psicologia, Educação Física e outras.

Logo em seguida, às 9h, profa. Dr. Eda Castro irá falar da evolução mundial em decorrência da ciência, pilar fundamental para que as sociedades dos mais diversos países chegassem onde estão hoje. O professor Ronaldo Pilati (Universidade de Brasília) será o responsável por falar sobre os mitos e fazer a oposição entre Ciência e Pseudociência, entre 10h e 11h30.

Ainda no primeiro dia, um painel dirigido pela doutora em Pedagogia e professora do IESB Michelle Jordão irá tratar sobre a educação em tempos de quarentena, tema amplamente discutido, não só pelos mais diversos setores da sociedade, como na cúpula política do Legislativo de diversos estados, com decisões polêmicas em agentes do Judiciário.

Saúde mental na quarentena

No segundo dia, na parte da manhã, serão tratados os temas “Psicologia da Saúde: Covid-19” e “Saúde Mental em Tempos de Quarentena”, de 8h30 às 10h e de 10h às 11h30, respectivamente. O primeiro painel terá fala da especialista em saúde da criança Emily Rebecca da Silva e da psicóloga, especialista em tanatologia, Beatriz de Paula Ferreira. O segundo debate será comandado pela professora doutora da UnB Sílvia Lordello e a Profa. Msc. do IESB Telma Costa.

Às 19h, começa o painel Neurociência e Aprendizagem, com a Profa. Msc Olga Freitas (IESB) e Prof. Dr. Gilson de Assim (IESB). Logo em seguida, a jornada científica irá receber a participação online do Conselho Regional de Psicologia (CRP), com participação do conselheiro do órgão, Demétrius França. Ele irá falar sobre as resoluções que permitiram o atendimento psicológico a distância e da importância dessa possibilidade para as mudanças que vieram com a crise do novo coronavírus.

Espiritualidade e Ciência

No último dia, a espiritualidade vira tema. Especialistas da área irão debater se é possível um diálogo científico nessa área e quais as suas vertentes. Em seguida, entra em cena o mundo organizacional do trabalho. A profissional de Marketing Ana Rodrigues debaterá junto com a psicóloga Suely Milanez as novas perspectivas organizacionais no mundo pós-covid.

O assunto gênero em tempos de quarentena não irá ficar de fora. Com a adoção do isolamento social como medida de prevenção ao Covid-19, a violência doméstica teve picos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, a pesquisadora na Coordenação de Gênero, Raça e Geração do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Carolina Pereira Tokarski e o prof. Dr. Fábio Angelim irão falar sobre a divisão sexual do trabalho e a violência contra a mulher em quarentena.
Para fechar, os professores e doutores Breno Adaid e Thiago Nascimento irão fazer um painel para mostrar a importância da pós-graduação para a geração de conhecimento científico de qualidade em diversas áreas, além, é claro, da Psicologia.

Acesso:

1º dia de Jornada On-line Psicologia IESB: https://bit.ly/3emYyCx

2º dia de Jornada On-line Psicologia IESB: https://bit.ly/2zjms2Z

3º dia de Jornada On-line Psicologia IESB: https://bit.ly/2Xsic9p

Website: https://bit.ly/2zjms2Z

Web Site: