IMCAS 2020: Congresso mundial redefine conceitos de juventude e idade em Paris

28/2/2020 –

A 22a. edição do IMCAS (International Master Course on Aging Science), um dos congressos mais importantes do mundo sobre envelhecimento e procedimentos cosmiátricos, reuniu na capital francesa mais de 800 especialistas que participaram de 345 sessões científicas, em 3 dias de debates. O Palácio dos Congressos recebeu, de 30 de janeiro a 01 de fevereiro, alguns dos mais renomados especialistas nas áreas da dermatologia, cirurgia plástica e cirurgia estética. A Dermatologista Denise Steiner foi uma das representantes brasileiras no encontro e aponta agora os temas de maior destaque no Congresso:

Tratamento com ácido tranexâmico via oral para tratar o Melasma

No Imcas ficou claro que o melasma não é mais considerado uma simples mancha mas sim um desequilíbrio da pele onde estão envolvidas várias células tais como melanócito, fibroblastos, queratinócitos, mastócitos e adipócitos. O melasma é uma alteração inflamatória e a comunicação entre essas células está intensa e exacerbada. Dentre os estímulos que mais intensificam essa conversa entre as células estão as radiações UVA, UVB, luz visível e infravermelho. Outros estímulos como, estresse, irritações locais, desidratação da pele, poluição e medicações também são importantes e precisam ser equilibradas.
No Imcas foi destacado que o melasma precisa ser tratado com combinações de tratamentos, pois o tratamento com uma substância isolada não é eficaz. Medicações de uso oral foram realçadas, como o complexo com a enzima superóxido dismutase associada a gliadina, Polypodium leucatomos, picnogenol, glutationa, entre outros.
Mas a estrela para o tratamento do melasma foi o uso do ácido tranexâmico por via oral. O ácido tranexâmico é uma substância “off label” para o melasma, mas diferente de outros medicamentos por via oral que tem potencial antioxidante, ele age em vários mecanismos da troca celular relacionados a formação do pigmento melânico. O ácido tranexâmico age no processo inflamatório do melasma diminuindo a formação da melanina, assim como a vascularização e também a atuação da enzima tirosinase que é a mais importante na produção do pigmento.
Foi também enfatizado no Imcas que é necessária uma avaliação dos parâmetros sanguíneos que possam indicar tendência para a trombose. Devem ser pedidos além de hemograma e coagulograma também o fator 8 de Leyden que predispõe a problemas vasculares. O paciente precisa ser avaliado pelo médico que pedirá os exames necessários e avaliará a viabilidade desse tratamento.
O ácido tranexâmico via oral pode ser associado a tratamentos como laser, microagulhamento e peelings. Os resultados positivos com essa medicação começam aparecer após um mês de tratamento e sua utilização também é interessante para manutenção dos resultados.

PRP – Plasma Rico em Plaquetas

A técnica conhecida como PRP – Plasma Rico em Plaquetas – foi uma das mais discutidas no Congresso. Trata-se de um procedimento onde o sangue do paciente é colhido, centrifugado e a parte rica em plaquetas é aplicada na área a ser tratada. Há uma série de fatores de crescimento que são liberados e isso faz com que se consiga inibir alguns estímulos e aumentar outros. Há indicação para tratar várias doenças de pele, especialmente o Melasma e também a calvície e o envelhecimento.
Os tratamentos dermatológicos com uso do PRP funcionam da seguinte maneira: o líquido das plaquetas é injetado, por meio de seringas, diretamente na pele, seja através de técnicas de microagulhamento, seja por micro-infusão de medicamentos. A Dra. Denise Steiner é uma das maiores especialistas no uso do PRP na dermatologia. Ela coordenou um grupo de trabalho também do Departamento de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes, sobre o uso do Plasma Rico em Plaquetas.
No estudo, 20 pacientes foram submetidos a 3 aplicações de PRP num intervalo de um mês e os resultados foram bem satisfatórios e com pouquíssimos efeitos colaterais.

Preenchedor de Ácido Hialurônico não reticulado

Essa é uma das novidades mais importantes apresentadas no Congresso e que ainda não chegou ao Brasil. Até hoje era usado o preenchedor de ácido hialurônico reticulado, que faz uma alteração química, com o uso de uma substância que faz grudar as moléculas e impedir que elas sejam atacadas rapidamente por enzimas dentro do organismo.
O ácido hialurônico é um produto natural no nosso corpo e no processo orgânico é sempre digerido pelas enzimas naturais. Para que dure mais é feita a reticulação química. O problema é que esse produto pode ser alergênico e causar efeitos colaterais no paciente. Já o novo ácido vem sem a reticulação química e usando o calor, isso torna o processo mais duradouro e livre da substância alergênica. Um dos pontos importantes a se destacar é o custo/benefício. O produto é seguro, durável, natural e com poucos efeitos colaterais.

Acne e alimentação

Durante o Congresso em Paris falou-se bastante da influência do leite e seus derivados e de alimentos com altos índices glicêmicos nos processos inflamatórios. Estudos recentes mostraram que derivados do leite estimulam hormônios masculinos que favorecem a inflamação e o aumento da acne. Os altos índices glicêmicos são inflamatórios e fazem uma glicação, que é o endurecimento do colágeno, que piora a qualidade da pele. Nesse contexto, o dermatologista acaba atuando como nutrólogo, na orientação em relação às doenças inflamatórias.

A acne vulgar é condição inflamatória crônica do folículo pilo-sebáceo, particularmente comum em adolescentes e adultos jovens. Entre os adolescentes a frequência, a severidade da acne, bem como a tendência a cicatrizes são maiores entre os homens. Já a acne do adulto é mais frequente entre mulheres. Apesar de, virtualmente, não haver mortalidade associada a esta doença existe uma significante morbidade física e psicológica.

A pele da pessoa com acne reage muito facilmente à irritação, ou danos da barreira cutânea, desencadeando o restante da cascata inflamatória, passando pelo excesso da produção sebácea e hiperqueratinização e ação excessiva das bactérias.

Um outro ponto abordado no combate a Acne foi o uso de nutracêuticos que são antioxidantes e tratam os processos inflamatórios.

Website: https://denisesteiner.com.br/

Web Site: