Indústria paulista tem fim de 2019 com aumento de 1,5%

São Paulo 12/3/2020 –

A indústria do Estado de São Paulo fechou o ano de 2019 com bons resultados. O setor produziu, aproximadamente, 1,5% a mais em outubro na comparação com a produção do mês de setembro. Esse crescimento foi alavancado, principalmente, pelos setores de veículos e alimentos, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado paulista foi superior também em relação à média nacional, que fechou com um crescimento de 0,8% da produção entre os meses de setembro e outubro. Segundo Bernardo Almeida, pesquisador do IBGE, o setor industrial em São Paulo é responsável por uma parcela da indústria brasileira que gira em torno 34%.

Os dados da indústria em 2018 também foram positivos. Em outubro do ano passado, o Estado de São Paulo produziu 5% a mais. A indústria paulista também mostra crescimento 0,4% nos resultados acumulados de todo ano de 2018.

Pesquisa da Fiep e dados da Caged indicam otimismo para o ano de 2020

De acordo com pesquisa mensal realizada pela Fiep, o setor está otimista para o ano de 2020. Os dados apontam que houve um crescimento de 1,6 ponto no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) em dezembro quando comparado ao mês de novembro. No mês de dezembro, os pontos chegaram a 68,9 pontos, bem acima do esperado para o período.

Os dados do mês de dezembro divulgados pela Caged apontam que 2020 vai ser um ano importante para a geração de empregos na indústria. Um bom exemplo dessa expectativa é o estado do Paraná, responsável por gerar mais de 8.100 vagas em 2019. Em novembro de 2019, o saldo foi de 685 vagas na indústria no comparativo com o mesmo mês de 2018.

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, o setor da indústria que mais gerou empregos no ano de 2019 foi o mecânico, totalizando 1.982 novas vagas. Os resultados para todos os setores (indústria, comércio e serviços) também foram positivos. No total, foram gerados aproximadamente 74 mil empregos no estado do Paraná em 2019. Apenas no mês de novembro, foram 6.712 novas vagas.

Em 2019, as máquinas e equipamentos importados aumentaram sua participação no mercado interno em 3%, passando de 60% em 2018, para 63% no ano passado.

Empresas de máquinas e equipamentos contribuem indiretamente para o crescimento do setor industrial. O consumo desses componentes seguiu registrando alta no ano de 2019. De acordo com dados divulgados pela Abimaq, os números do setor referente ao mês de outubro mostram um aumento de 21,5% em relação ao mês de setembro de 2019.

O Grupo AllTech oferece as melhores soluções para que as máquinas de usinagem funcionem de forma eficiente e com qualidade. O grupo trabalha com grandes e renomados fornecedores. O Grupo conta com uma equipe de profissionais qualificados e com especialização em prestação de serviço para auxiliar na instalação, manutenção, treinamento e reparo dos equipamentos.

O Grupo AllTech oferece assessoria aos seus clientes, garantindo a rapidez e agilidade no processo de produção. A empresa fornece as melhores máquinas e equipamentos para diversos setores industriais.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/