Indústrias brasileiras economizam mais de 75 milhões nos últimos anos com trabalho de consultoria paranaense

Curitiba, PR 23/1/2020 – O projeto desenvolvido na Frimesa é um dos exemplos onde o conhecimento técnico associado a valorização das pessoas é capaz de trazer resultados surpreendentes

Ao longo dos mais de 25 anos de sua existência a Apeck Consultoria de Resultado vem capacitando pessoas para gerar valor e trazer melhores resultados para suas empresas, somente no ano de 2019 a empresa capacitou mais de 500 pessoas de mais de 40 empresas brasileiras de diversos segmentos e regiões do país, em temas voltados à Gestão da Manutenção e Norma 55001- Gestão de Ativos, Liderança Transformadora, Gestão e Mudança da Cultura Ambiental da Organização.

Nas empresas, o objetivo dos trabalhos de consultoria foi a redução de custos e os projetos de melhoria contínua de resultados, que ao longo dos anos somam mais de R$75 milhões em redução de desperdícios/perdas, trazendo ganhos em qualidade, produtividade, redução de custos e clima organizacional.

Segundo o sócio consultor da Apeck, Eng. Thiago Peck do Amaral, “é gratificante participar das vitórias dos nossos clientes e verificar o sentimento de paixão e conquista para todos os membros da empresa. Temos comprovado ao longo dos anos, que o investimento da empresa em educação continuada transforma a vida das pessoas, organizações e da sociedade e isso nos faz seguir em frente com o nosso propósito, de levar a capacitação e o desenvolvimento humano a cada vez mais profissionais para o crescimento das empresas e avanço de nosso país. Temos como meta transformar conhecimento em resultados excepcionais para os negócios de nossos clientes.”

No ano passado um dos momentos mais significativos para Apeck Consultoria de Resultado, não pensando apenas em ganhos mensuráveis para a empresa, foi o trabalho desenvolvido para a Frimesa, cooperativa paranaense, em um projeto denominado Mudança Cultural Ambiental, onde foram envolvidos os colaboradores durante seis meses em metodologias de gestão e ferramentas da qualidade para a mudança de hábitos e comportamentos no que diz respeito aos aspectos ambientais como o desperdício de água e a geração de resíduos, que trouxe mais de R$620 mil em redução de custos para a empresa.

“O projeto desenvolvido na Frimesa é um dos exemplos onde o conhecimento técnico associado a valorização das pessoas é capaz de trazer resultados surpreendentes para as empresas, e podemos dizer que o principal resultado foi a sensível percepção do envolvimento e comprometimento das equipes nas metas e objetivos de melhoria da empresa” cita Thiago ao comemorar as conquistas desse trabalho.

O projeto Mudança da Cultura Ambiental proporcionou melhorias relacionadas as atividades industriais no que diz respeito aos aspectos ambientais, como, por exemplo, o consumo de água, essencial aos processos da empresa, com uma economia de 80.585 m³, energia, com 394.945 kwh, e resíduos, com 12.300 kg, todos valores anuais. “Fizemos o planejamento dos treinamentos e ações de trabalho adequadas ao curto espaço de tempo, considerando eventos já programados pela empresa. Trabalhamos o envolvimento das pessoas em onze grupos de trabalho e pequenas melhorias no dia a dia. Nós acreditamos que pequenas ações podem gerar grandes resultados para a empresa. Não buscamos problemas e sim oportunidades, como um tesouro escondido no chão de fábrica sendo necessário garimpar essas oportunidades.”, afirma o Eng. Thiago.

Para o diretor da Apeck, Prof. Celso Peck do Amaral, o mais importante é que as empresas não se conformem com os resultados atuais, entendendo que vivemos a quarta revolução industrial da I4.0, com inovação acelerada e agentes transformadores exponenciais.  É fundamental investir na capacitação das pessoas para novos conhecimentos que permitam ter novas habilidade e assim buscar processos mais enxutos e mais efetivos em atender às necessidades da empresa.

Todos da organização, principalmente as lideranças, desde a alta direção com o planejamento estratégico, os gerentes no tático e a equipe de supervisores no operacional, devem buscar a inovação e melhoria contínua de resultados para agregar valor à empresa, com redução de custos, inserindo cada vez mais as pessoas em projetos ligados às atividades do dia a dia, visando assim, o desenvolvimento de competências dos funcionários aliados ao crescimento da empresa.

Para 2020 as expectativas são as melhores. “As empresas brasileiras vivem o momento da integração das tecnologias É preciso inovar com as pessoas, seja operando as máquinas no chão de fábrica, até aqueles que têm a tomada de decisões. Conhecer as oportunidades de melhoria em todos os níveis é fundamenta para a produtividade, novas tecnologias e crescimento sustentável para a competitividade da empresa”, salienta o professor.

Fonte: assessoria de imprensa Frimesa

Website: https://apeck.com.br