Iniciativa privada apoia ações sociais de enfrentamento à pandemia

São Paulo, SP 7/4/2020 –

Responsável por 35 hospitais no país, o UnitedHealth Group Brasil (controlador da operadora de planos de saúde Amil e do grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos) acaba de firmar importantes parcerias para estimular o combate ao novo coronavírus. As ações incluem a habilitação de leitos para o SUS, acordos em curso com Prefeituras para cessão em comodato de estruturas hospitalares e geração de renda para empreendedores locais.

Na quarta-feira, 1º de abril, o grupo assinou um acordo com a Prefeitura de Santos para ceder o espaço onde funcionava o Hospital Vitória, localizado na Vila Belmiro, atualmente desativado. No local, 130 novos leitos ficarão à disposição do SUS. Pela parceria, a Prefeitura fica autorizada a utilizar as instalações do hospital exclusivamente para atendimentos relacionados ao coronavírus. O acordo é válido até 31 de dezembro de 2020.

No último mês, a empresa também firmou uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro para, junto às redes hospitalares D’Or e Ímpar, viabilizar a abertura de 110 leitos no Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), na cidade do Rio. A cooperação entre as três empresas também vai destinar recursos para obras de adequação das instalações, além de equipamentos como ventiladores mecânicos, monitores cardíacos, entre outros. Considerado um dos maiores hospitais em números de leitos de internação no estado do Rio de Janeiro, o HSF mantinha parte desses leitos fechados por insuficiência de recursos. A parceria com as empresas de saúde viabiliza a sua reabertura e disponibilização à população fluminense.

Outra ação em curso é a geração de renda para 100 costureiras associadas à Rede Asta – Atados, plataforma social que visa estimular o empreendedorismo entre artesãs. O UnitedHealth Group Brasil doará materiais para a confecção de 38 mil aventais, que serão comprados pela empresa ao fim do ciclo de produção e serão usados pelos profissionais de saúde nos hospitais do grupo.

Na frente social, a empresa entregou mais de 12 mil itens de produtos de higiene pessoal, entre eles papel higiênico, sabonete e água mineral, para as comunidades da Providência, no Rio de Janeiro, e Jardim Ibirapuera, em São Paulo. As doações foram intermediadas pelas instituições Epicentral e Bloco do Beco, que atuam nessas regiões junto às lideranças comunitárias locais. 

Website: http://www.amil.com.br

Web Site: