Inscrições abertas para Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas

São Paulo, SP 4/8/2020 – Os residentes têm a oportunidade de vivenciarem a rotina da assistência com a participação da equipe multidisciplinar, desenvolvendo competências específicas

Graduados da área de saúde podem ampliar os seus conhecimentos com os programas de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro no site da Vunesp – https://www.vunesp.com.br/FMHC2001.

Os interessados têm a oportunidade de escolher a residência entre 11 áreas profissionais: Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Os programas são divididos entre diversos setores do complexo do HCFMUSP. Eles são realizados:
– No Instituto Central (ICHC): Hospitalar e Redes de Atenção à Saúde, Gestão Integrada de Serviços de Saúde, Urgência e Trauma, Cuidado ao Paciente Nefropata, Cuidado ao Paciente Crítico e Nutrição Clínica;
– No Instituto do Câncer (ICESP): Atenção Oncológica ao Adulto;
– No Instituto do Coração (InCor): Enfermagem em Cardiologia e Pneumologia;
– No Instituto da Criança (ICr): Atenção Clínica Especializada em Neonatologia e em Pediatria com Ênfase em Cardiopulmonar.

O processo seletivo é composto por duas fases, prova objetiva e dissertativa, ambas realizadas no mesmo dia. O resultado final será divulgado em 4 de novembro de 2020.

Os programas são desenvolvidos pela COREMU-HC (Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas) e possuem 2 anos de duração com jornada de 60 horas semanais. Além disso, são autorizados pelo Ministério da Educação, que aprova o projeto pedagógico, e pelo Ministério da Saúde, que oferta a bolsa mensal aos residentes. Após a conclusão de todas as atividades na íntegra, os participantes receberão o certificado de especialista dentro da área escolhida.

A coordenadora da COREMU-HC, Dra. Clarice Tanaka, destaca a importância das atividades pedagógicas teórico-práticas e a escolha cuidadosa dos cenários para o treinamento em serviço. “Os residentes têm a oportunidade de vivenciarem a rotina da assistência com a participação da equipe multidisciplinar, com atenção à linha do cuidado, desenvolvendo ainda as competências específicas de sua área no âmbito de concentração do programa”, conta Dra. Clarice.

Sobre a EEP

A Escola de Educação Permanente é o instituto que faz a Gestão do Conhecimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi criada para centralizar e organizar a transmissão do conhecimento para o público, de forma ética e inovadora, e com alto nível de qualidade.

Por ser uma iniciativa do maior complexo hospitalar da América Latina, a EEP engloba as práticas dos 8 Institutos do HCFMUSP, do Hospitais Auxiliares de Suzano e Cotoxó, além dos 66 Laboratórios de Investigação Médica.

Website: https://www.vunesp.com.br/FMHC2001

Web Site: