Insônia pode ser prejudicial ao cérebro e à rotina de um indivíduo

São Paulo – SP 1/4/2020 –

Dificuldade para pegar no sono é uma das maiores queixas dos brasileiros nos dias de hoje. É desconfortante e pode acarretar graves problemas à saúde

Dificuldade para pegar no sono é uma das maiores queixas dos brasileiros nos dias de hoje. É desconfortante e pode acarretar graves problemas à saúde. Quando isso passa a ser frequente, afeta a realização das atividades diárias e, principalmente, a rotina de trabalho.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a insônia atinge cerca de 40% dos brasileiros. Quando a perda de sono deixa de ser pontual e passa a configurar um transtorno de insônia, é o caso de procurar ajuda de médicos para tratar esse distúrbio.

Muitas pessoas se queixam da dificuldade para dormir à noite, mas isso não afeta suas funções cotidianas, ou seja, conseguem exercer suas atividades no trabalho de forma eficiente e satisfatória.

Se a falta de sono durante a noite afetar a rotina diária, já se configura como um caso de transtorno de sono, segundo um professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

De acordo como o especialista em neurologia cognitiva e medicina do sono, já se caracteriza como quadro de insônia quando alguém passa mais de meia hora na cama sem conseguir pegar no sono. A insônia faz com que, no dia seguinte, o indivíduo demonstre problemas de humor, dificuldade de concentração, cansaço, fortes dores na cabeça e problemas de memória.

Dormir de mau jeito pode provocar problemas de saúde

A hora de dormir é o momento do dia para descansar e repor as energias para o dia seguinte. Uma noite de sono mal dormida faz com que as pessoas acordem com dores no corpo e, muitas vezes, ainda mais cansadas. Isso pode ser um alerta de uma má postura durante o sono.

Quando a pessoa dorme, ela geralmente passa muitas horas em uma mesma posição, que, se não for adequada, pode comprometer a musculatura e causar dores no corpo, principalmente, nas costas. No dia seguinte, a pessoa acorda com a sensação de que a coluna está travada e apresenta dificuldades em cumprir com suas atividades diárias.

Os sintomas frequentes de dores nas costas podem ser um sinal de inflamação. Neste caso, a pessoa que está sentindo dor e rigidez nas costas ou na região dos quadris após acordar deve procurar por um especialista. Em casos mais avançados, a doença pode avançar e levar a inflamações mais graves.

Para se proteger, é ideal é que o travesseiro esteja em uma posição de, pelo menos, 90 graus em relação aos ombros. Assim, evita-se o torcicolo. Além de fortes dores e sensação de cansaço, dormir de mau jeito pode causar, também, lesões na coluna e hérnia de disco.

Muitas vezes, o problema pode ser tratado com um remédio, do tipo relaxante, para os músculos, mas, em casos mais graves, é preciso buscar por especialista em fisioterapia ou massagem.

Clínicas de fisioterapia são as mais indicadas para quem tem problemas de postura

A SM Care é uma clínica de fisioterapia que auxilia no tratamento de dores nas costas ou de lesões similares provocadas pelo jeito inadequado de dormir.
Na SM Care, os pacientes encontram especialistas que recomendam exercícios específicos para postura, dependendo da gravidade do problema ou do tipo de lesão.

Website: http://smcare.com.br/

Web Site: