Inteligência artificial de atendimento é a nova aposta das clínicas odontológicas

São Paulo, SP 29/7/2020 –

Com um mercado tão concorrido, é importante buscar formas de se diferenciar e aumentar a lucratividade, investindo os recursos de marketing da clínica racionalmente. Anúncios impulsionados nas redes sociais aliados a uma inteligência artificial de automação do atendimento é a nova estratégia das clínicas odontológicas para a captação de pacientes.

O número de dentistas no Brasil é impressionante. De acordo com os dados do CFO (Conselho Federal de Odontologia) há, atualmente, 311.478 cirurgiões dentistas registrados no país. Isso significa uma média de 1 dentista para cada 671 brasileiros.

Com um mercado tão concorrido, é importante buscar formas de se diferenciar e de aumentar a lucratividade, investindo os recursos de marketing da clínica de forma racional e otimizada. Uma maneira que alguns dentistas encontraram de resolver essa equação é por meio de anúncios impulsionados nas redes sociais como o Facebook e a inteligência artificial de automação do atendimento para dar conta de atender imediatamente, 24 horas por dia, ao grande número de pacientes interessados que entram em contato com a clínica por mensagens.

Com essa combinação, as clínicas têm conseguido captar mais pacientes pelas redes sociais, com um investimento menor, maximizando os resultados. Um exemplo é a Clínica Avelar Odontologia que, em apenas 4 dias de automação, conseguiu agendar 180 pacientes, usando uma campanha no Facebook aliado à nova tecnologia.

Automação do atendimento: ferramenta importante na captação de pacientes

São muitas as situações em que a automação do atendimento é capaz de ajudar. Na prática, ela consiste no uso de tecnologia para conversar com os pacientes interessados sem a intermediação de mão de obra humana.

Os chatbots com inteligência artificial são a solução mais eficaz para a automação do atendimento aos pacientes.  Eles são robôs de atendimento que funcionam nas redes sociais, nos aplicativos de troca de mensagens e nos sites das clínicas e conseguem interagir com os usuários de várias maneiras: agendando, esclarecendo questões sobre os tratamentos, enviando lembretes das consultas, entre outros.

E essa solução é a que mais tem auxiliado os dentistas a captarem novos pacientes. A Clínica Avelar foi uma das que investiu na ideia. Dr. Fábio, gestor da clínica, apesar de usar bastante o Facebook para captar novos interessados, tinha dificuldade em converter em agendamentos a grande demanda que surgia por meio dos anúncios do Facebook.

Para resolver essa questão, o dentista começou a usar uma solução de chatbot aliada aos anúncios realizados na rede social. “Senti uma diferença no valor investido dentro do Facebook: gastei menos em marketing do que quando não utilizava a automação”, comentou Dr. Fábio.

A clínica Avelar alcançou resultados impressionantes com a solução, com uma média de mais de 700 agendamentos automáticos realizados pelo robô em um mês, sem qualquer intervenção humana. Esses pacientes extras ajudaram a aumentar o faturamento mensal da clínica, que ultrapassou os R$ 500 mil.

O Dr. Fábio ainda explicou que uma estratégia extra utilizada pela clínica foi o envio de mensagens em massa (broadcast) ao lançar uma nova campanha e deixar o robô de atendimento ligado, respondendo às dezenas de pacientes que respondiam a essas mensagens.

“Antes da automação, quando eu enviava uma mensagem em massa para minha base, minha equipe demorava 2 dias para responder a todos que interagiram com essa mensagem e o resultado de conversão não era tão positivo. Ao enviar a mensagem com a automação de atendimento, eu consegui fazer 34 agendamentos em apenas 30 minutos”, explica Dr. Fábio.

Além da automação com inteligência artificial, os resultados foram alcançados graças também ao treinamento das equipes da clínica Avelar. “Além da automação de atendimento, nós gostamos de ligar para quem agendou, criando um relacionamento e confirmando o horário que foi escolhido no robô de atendimento”, explicou o Dr. Fábio Avelar, dentista e gestor da clínica, que também comentou sobre a importância de enviar um lembrete via WhatsApp para todos os agendados do dia.

A solução de automação do atendimento para clínicas odontológicas

Assim como a Clínica Avelar, existem vários outros consultórios odontológicos investindo na automação do atendimento para captar mais pacientes e aumentar o faturamento mensal.

A Cloudia é uma assistente virtual com inteligência artificial desenvolvida no Brasil que automatiza o atendimento em clínicas. A empresa já foi citada como um Case de Sucesso no site oficial do Facebook ao lado de grandes empresas como Bradesco, Samsung e GM.

A inteligência artificial pode ser usada no site e nos aplicativos de troca de mensagens como WhatsApp e Facebook Messenger das clínicas.

A automação do atendimento é uma forma interessante que várias clínicas odontológicas têm encontrado para aumentar a capacidade de atendimento de pacientes, aumentar o faturamento e diferenciar seu negócio da concorrência.

Website: http://www.cloudia.com.br