Inteligência artificial revoluciona o mercado internacional de inovação aberta

Belo Horizonte-MG 21/2/2020 – “Se não trabalharmos juntos, todos falharemos separadamente”. Justin Trudeau – Primeiro-Ministro Canadense.

O termo Open Innovation (Inovação Aberta) foi cunhado pelo Professor da Universidade da Harvard Henry Chesbrough em seu livro “Inovação aberta: o novo imperativo para criar e lucrar com a tecnologia” (HBS Press, 2003) e consiste em combinar recursos internos e externos para acessar novos mercados.

Inovação aberta é um modelo de negócios que incentiva as organizações a conectar-se com fontes externas, para que possam lucrar com novas oportunidades de negócios através da criação de novos produtos, serviços e processos, criar uma comunidade de inovação para ter acesso a um conjunto mais amplo de talentos em todo o mundo, colaborar com outras pessoas para criar inovações que jamais poderiam ser realizadas por si próprias.

O professor Diercio Ferreira, Gerente de Negócios da Inocrowd no Brasil, explica que “a inovação aberta representa um processo de ruptura, sendo em si uma inovação disruptiva pela forma e meios que utiliza para inovar num ambiente empresarial cada vez mais caótico. Para sobreviver neste cenário organizacional instável é necessário ter a capacidade de gerar inovações disruptivas com reduzido tempo de resposta para acesso a mercados e é exatamente isto que a Inocrowd oferece como diferencial competitivo para as Empresas Brasileiras que desejam inovar e reinventar-se”.

Grandes players do mercado global, incluindo a NASA, GE, Coca-Cola, Samsung, Telefônica, Cisco, KLM, Pfizer, Siemens entre outras, adotaram a inovação aberta como uma importante fonte de criação e geração de valor pela redução de custos e baixos riscos no processo de inovação, e estão participando ativa e abertamente de comunidades colaborativas de inovação on-line, onde empresas buscadoras (seekers) e fornecedores de soluções (solvers) trabalham em conjunto.

Inocrowd e a revolução do mercado de inovação pelo uso de tecnologias disruptivas

O primeiro-ministro Canadense Justin Trudeau cita que “se não trabalharmos juntos, todos falharemos separadamente”. É exatamente esse tipo de abordagem colaborativa que impulsionou a Inocrowd a transformar-se na maior plataforma de Inovação aberta da União Europeia.

A InoCrowd promove a colaboração entre empresas públicas e privadas com uma crescente comunidade de especialistas, pesquisadores e desenvolvedores de diferentes especialidades, de maneira estruturada, através do uso de novas tecnologias.

Oliver Pickup, premiado escritor Londrino em artigo publicado no jornal The Telegraph relata que a InoCrowd foi criada tendo como foco combinar as mentes mais brilhantes da ciência e da tecnologia com seus perfeitos projetos de trabalho e está literalmente levando a indústria à tempestade.

Os desafios, definidos por organizações que buscam soluções em um período especificado, são publicados na plataforma da InoCrowd que utiliza a IA – Inteligência artificial e o aprendizado de máquina (machine learning) para combinar organizações que buscam transformar-se (seekers) com os melhores solucionadores (solvers) que tenham potencial para apresentar as melhores propostas para solução de um problema de inovação empresarial. As respostas são apresentadas e a equipe ou o indivíduo vencedor recebe um prêmio considerável em dinheiro, além de 90% do custo total da implementação da solução.

Um pesquisador para ficar milionário não precisa ganhar na Mega Sena. Hoje, existe desafio de inovação na plataforma inocrowd, patrocinado pela Rio Tinto, uma das maiores empresas de mineração e metais do mundo, ainda em fase de apresentação de propostas com prêmio de 314.000 Euros (R$ 1.480.194,24 pelo câmbio oficial) para a busca de novas tecnologias economicamente viáveis para aumentar o teor de dióxido de titânio no minério de ilmenita de 32% para 50% ou melhor.

Além do prêmio milionário, custos com desenvolvimento, equipamento, conhecimento e nos casos que exigem patentes, consultoria de implantação, custos de licenciamento e royalties serão pagos separadamente.

Usando criptografia de ponta, a InoCrowd garante a confidencialidade de todas as propostas e contratualmente as empresas não podem usar soluções que não venceram o desafio.

A InoCrowd possui taxa de sucesso para soluções de inovações disruptivas, encontradas num prazo de seis semanas para 95% dos desafios aportados na plataforma. Soraya Gadit, CEO da InoCrowd afirma que “parcerias com a Universidade de Pequim, o Instituto Weizmann de Ciências de Israel, a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), além de outras relevantes universidades e centros de pesquisa no mundo inteiro, certamente ajudam a manter uma elevada performance de resultados”.

Após mais de uma década trabalhando para indústrias farmacêuticas multinacionais, em departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento, e após um MBA em gestão e finanças na AESE Business School, Soraya Gadit estava determinada a estabelecer uma plataforma de inovação que melhorasse a saúde da população global. “Percebi que, se quisesse encontrar curas para o câncer, malária, cólera, e assim por diante, precisaria criar minha própria empresa, onde reuniria pessoas com os conhecimentos e os pensamentos necessários”, diz Soraya.

De fato, a InoCrowd permanece impulsionada a melhorar a qualidade de vida da sociedade e tem como alvo os seguintes setores: condições sanitárias, água potável, alimentos, saúde e energia, além de tecnologia, mídia e telecomunicações.

Os benefícios do uso da inovação aberta são variados. Reduz o tempo e os custos para acessar novos mercados. Caso uma liderança empresarial esteja pelejando há muito tempo para encontrar uma solução para um desafio de inovação de sua empresa, deve ser incentivada a testar a InoCrowd. Com um investimento baixo, ela terá acesso a uma rede mundial com um grande número de solvers em potencial das mais referenciadas universidades públicas e privadas no mundo.

Ao acessar a rede da Inocrowd, os líderes empresariais Brasileiros verão que, às vezes, as soluções para problemas organizacionais complexos estão disponíveis na ponta de seus dedos, acessível com um simples clique de seu mouse.

Website: https://inocrowd.com

Web Site: