Interrupções de energia elétrica registram queda no Brasil

14/5/2020 –

Qualidade dos serviços das distribuidoras de energia atingem os melhores níveis históricos

A qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica vem melhorando a cada ano no Brasil e atingiu recentemente os melhores índices já conquistados. É o que apontam os indicadores de duração (DEC) e frequência (FEC) das interrupções no fornecimento de energia elétrica apurados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os dados apontam que em 2019, em média, o fornecimento de energia elétrica permaneceu disponível por 99,85% do tempo.

Em 2019, o resultado para o indicador que afere a duração das interrupções do fornecimento (DEC) chegou ao menor valor histórico e revelou que os consumidores ficaram, em média, 12,77 horas sem energia. O dado revela uma redução de 3,33% em relação ao ano anterior, quando o resultado foi de 13,21 horas em média, e um alinhamento muito próximo à meta regulatória estabelecida pela ANEEL, que é de 12, 5 horas. Quanto ao indicador que apura a frequência das interrupções, o FEC, também houve melhora acentuada em 2019, e os consumidores contaram com 6,64 interrupções, em média. Uma redução de 6,61% em relação a 2018, e, neste caso, superando a meta regulatória da ANEEL que foi de 9,25.

Além disso, ao observar a dinâmica dos indicadores nos últimos 5 anos, as distribuidoras de energia apresentaram uma melhora ainda mais significativa na qualidade da prestação dos serviços. No período houve uma redução da duração das interrupções de aproximadamente 31%. Já a frequência teve uma redução de cerca de 34%.

Para a o presidente da ABRADEE, Marcos Madureira, a melhora crescente dos indicadores nos últimos anos é fruto do compromisso das empresas de distribuição de energia com o aprimoramento permanente dos serviços prestados aos consumidores. “Reflete os investimentos em tecnologia, modernização dos processos e das redes elétricas, além de capacitação dos colaboradores. Nos últimos anos, tais investimentos têm sido da ordem de R$ 16 bilhões a cada ano”, revela.

Sobre os indicadores- Conforme regulamenta a ANEEL, o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) indica o número de horas em média que um consumidor fica sem energia elétrica durante um período, geralmente mensal. Já o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora.

Os indicadores são apurados pelas distribuidoras e enviados periodicamente para a Agência para verificação da continuidade do serviço prestado, representando, respectivamente, o tempo e o número de vezes que uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica para o período considerado.

Web Site: