Investidores iniciantes buscam especialização para lucrar no mercado financeiro

24/10/2019 –

Com a queda nos juros, cada vez mais pessoas têm buscado opções de investimentos além da poupança, como em ações, para ter rendimentos significativos. A Bolsa de Valores, por exemplo, registrou aumento recorde no número de inscritos neste ano, ultrapassando a marca de 1 milhão. Esse cenário faz também com que cresça a busca por especialização na hora de investir. Entre as opções, eventos de treinamento, dicas de especialistas e ferramentas de análise para não profissionais ganham destaque.

Apesar de haver muita informação sobre o mercado de ações disponível na internet, nem sempre o caminho é óbvio para quem está começando. Assim, uma saída é buscar formação que dê as bases para navegar por conta própria. Esse papel tem sido cumprido por eventos especializados.

“Percebemos que o investidor quer aprender a tomar as próprias decisões”, diz Bruno Perrone, diretor da casa de análise financeira Suno Research. A empresa faz o evento Value Summit neste sábado (26) com este foco. É destinado a ensinar técnicas para identificar empresas e outros ativos com bom potencial de valorização, mas cujos papéis estejam “baratos”. Essa filosofia é conhecida como “value investing” e tem como seu adepto mais famoso o megainvestidor americano Warren Buffett, 3ª pessoa mais rica do mundo segundo a Forbes.

Outro tipo de referência que tem sido muito buscada pelos novatos na Bolsa é a orientação direta de especialistas. Nas redes sociais, é possível achar diversos candidatos a “guru” que reúnem milhares de seguidores e respondem perguntas feitas nos posts e comentários.

Entre eles, é possível achar tanto profissionais de investimento como investidores que se dizem veteranos ou bem-sucedidos. No Twitter, há até mesmo uma hashtag para identificar a comunidade dedicada a finanças: #Fintwit.

Para os investidores que já adquiriram alguma familiaridade com o mercado financeiro, a tendência são ferramentas que permitem análises de ativos. Esse tipo de recurso é comum em serviços pagos voltados a gestores profissionais, como nas conhecidas plataformas das agências Reuters e Bloomberg.

A novidade é que cresce o número de sites que oferecem o serviço de graça e com foco no investidor pessoa física. Em um desses serviços, o Indicadoresdevalor, é possível ver várias informações financeiras sobre companhias abertas, como lucro, receita e dividendos, em uma só tela. O site também traz cálculos voltados à análise fundamentalista. Já o Statusinvest agrega informações sobre companhias, fundos de investimentos imobiliários (FII’s) e títulos do Tesouro.  

Website: https://www.sunoresearch.com.br

Web Site: