Investimento na cidade do Porto: expectativas para 2020 estão em alta

São Paulo-SP 16/10/2019 – “Com olhar futurista, a Mirantte desembarca agora em Portugal, certa de que fará jus ao seu know-how” – Luiz Carlos Kechichian.

Quem estuda a possibilidade de investimento na cidade do Porto, em Portugal, tem um bom motivo para acelerar seus planos. De acordo com o relatório Fitch Ratings, a expectativa é que os imóveis locais cheguem em 2020 cerca de 6% mais valorizados.
Portugal é hoje um dos países europeus mais visados para investimento. Prova disso são as ofertas de emprego no mercado imobiliário.

Quem estuda a possibilidade de investimento na cidade do Porto, em Portugal, tem um bom motivo para acelerar seus planos. De acordo com o relatório Fitch Ratings, a expectativa é que os imóveis locais cheguem em 2020 cerca de 6% mais valorizados.

Portugal é hoje um dos países europeus mais visados para investimento. Prova disso são as ofertas de emprego no mercado imobiliário.

De acordo com a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (Apemip) de Portugal, o número de pessoas empregadas no setor aumentou 80% nos últimos quatro anos.

Ainda segundo a associação, só nos primeiros oito meses de 2019 houve um acréscimo de 22 mil vagas, a maioria delas para mediadores imobiliários.

O Instituto de Emprego e da Formação Profissional (IEFP) mostra que só em julho deste ano registrou 2.252 vagas de emprego para o setor. O número corresponde a 21% de todas as ofertas para a área de serviços e é 11% a mais do que em junho.

Turismo representa mais de 7% do PIB

Para os brasileiros o mercado imobiliário português significa a oportunidade de bons negócios. Além das belezas naturais e arquitetônicas, da qualidade de vida, da língua irmã e dos bons preços dos imóveis, o investimento na cidade do Porto se mostra aportado em terras seguras.

O turismo, por exemplo, que em 2017 representou 7% do PIB português, tem previsão de chegar a 9% em breve, de acordo com o Banco de Portugal.

Por outro lado, a economia forte e em franco crescimento em relação ao turismo abre portas cada vez mais amplas, com diversas atividades relacionadas gerando bons lucros.

Porto, o futuro bate à porta

Para o CEO da Mirante, imobiliária especializada no mercado imobiliário português, esse é o momento em que o futuro bate à porta da cidade do porto. Segundo ele, o mercado imobiliário sempre foi o tema preferido dos investidores de todo o planeta, já que os holofotes sempre apontam para os caminhos mais vantajosos que o mercado mundial oferece. Nos últimos anos, Portugal tem tido esta preferência, onde a todo momento mais e mais pessoas desembarcam neste país promissor.

Com 35 anos de experiência no segmento, a Mirantte sempre se antecipou às novas tendências. Foi assim, por exemplo, quando o mundo apontava para Miami como cidade preferida para investir em imóveis. Agora, a imobiliária chega à cidade do Porto.

“Com olhar futurista, a Mirantte desembarca agora em Portugal, certa de que fará jus ao seu know-how, Apostamos no crescimento abundante deste mercado que indica que ainda há muito a crescer em 2020, uma vez que o país se renova com a crescente chegada de investidores dispostos a fazer de Portugal o país do futuro” , afirma Luiz Carlos Kechichian.

Economia em crescimento atrai investimentos imobiliários

O ponto de vista de Kechechian encontra eco nas expectativas do Banco de Portugal para a economia portuguesa. A previsão de crescimento é de 1,8% em 2019, 1,7% em 2020 e 1,6% em 2021.

Apesar de levemente decrescente, ainda é acima da média dos países na zona do euro. Para o órgão, a fase é de maturação do ciclo econômico, com números positivos e sustentáveis.

Um dos reflexos disso é um mercado imobiliário que não para de crescer. São pessoas que buscam universidades de qualidade para os filhos, novos nichos para empresas de diversas áreas, aposentados que querem qualidade de vida, jovens casais em busca de oportunidades.

Brasileiros representam 20% dos estrangeiros em Portugal

De acordo com o Relatório de Imigração, Fronteira e Asilo do SEF de 2017 os brasileiros representam 20% dos estrangeiros residentes em Portugal, somando mais de 81 mil pessoas morando legalmente no país.

Os números, no entanto, são bem mais altos. Uma rápida olhada pelo relatório revela que, nesse mesmo ano, mais de 5 mil brasileiros foram notificados por excesso de permanência no país e quase 2 mil não renovaram o pedido de residência a tempo.

O investimento na cidade do Porto é crescente, tanto que o local abriga um dos dois Consulados do Brasil em Portugal. O outro fica na capital, Lisboa. Hoje a cidade é uma das preferidas por quem deixa terras brasileiras para morar no país irmão.

Cidade é a única portuguesa que exporta mais do que importa

Há vários motivos para que seja um negócio o investimento na cidade do Porto. A cidade fica a pouco mais de 300 Km de Lisboa, mas, apesar de ser conhecida internacionalmente por seus vinhos, tem muito mais a oferecer.

Apesar de ter apenas 250 mil habitantes, a estrutura é de cidade grande, ainda que conserve o charme de suas edificações históricas e municípios menores aconchegantes ao seu redor.

O investimento na cidade do Porto faz com que hoje seja a única do país que exporta mais do que importa. Há ainda excelentes universidades em diversas áreas do conhecimento, o que atrai estudantes de todas as partes do mundo.

Web Site: