Investimento na sustentabilidade e cocriação conduziram projeto de bairro-cidade em Santa Catarina

Palhoça / Santa Catarina 7/12/2020 – Valorização das pessoas, senso de proximidade e de convivência em comunidade direcionaram as ações para a elaboração e desenvolvimento do bairro

A referência para a elaboração do plano diretor da Cidade Pedra Branca foi o Novo Urbanismo, movimento surgido na década de 1980 que consiste em planejar bairros que priorizam a vida em vizinhança para pedestres, onde o ser humano é o foco das construções e atividades.

Para atingir esses resultados, os empreendedores da Pedra Branca chamaram um grupo de arquitetos e urbanistas, referência na região, que topassem esse desafio. A metodologia adotada para os projetos foi a Charrete, idealizada por urbanistas norte-americanos, voltada ao planejamento de projetos, e que seria adotada de forma inédita no Brasil.

Esse conjunto de procedimentos concentra o maior número de envolvidos no desenvolvimento da proposta para debater, planejar e cocriar. Para atingir esses resultados, os empreendedores da Pedra Branca chamaram um grupo de arquitetos e urbanistas, referência na região.

Os profissionais convidados, então, se reuniram para começar o trabalho. “Os resultados foram tão interessantes que essa metodologia passou a fazer parte da cultura da Pedra Branca”, afirma o engenheiro Dilnei Bittencourt, consultor da Pedra Branca.

Ele destaca que os processos adotados foram fundamentais para garantir o sucesso da proposta. “O fato de esta metodologia envolver, num mesmo espaço e num prazo definido, os atores atuando frente a frente num clima ‘colaborativo’ gera um caldeirão de novas ideias e de soluções criativas que garantem o sucesso do projeto em estudo”, afirma Dilnei.

Para Silvia Lenzi, uma das autoras do plano diretor do projeto, a prática da Charrete foi uma das suas melhores experiências profissionais. “Valério (Gomes, idealizador da Cidade Pedra Branca) trouxe para o trabalho os melhores consultores, que conversavam com a gente para desenvolvermos o projeto em conjunto. Trabalhavam conosco de igual para igual. Era a visão técnica associada à visão de um empresário querendo fazer o melhor”, explica ela.

A proximidade é um fator que foi sempre considerado em todo esse processo de criação, desenvolvimento e construção. A ideia era fazer com que as lojas, serviços, o lazer, a educação e a moradia pudessem ser acessadas facilmente, “ao alcance de uma caminhada”, como ressaltou Silva Lenzi.

Ela estabeleceu os critérios básicos a serem seguidos no empreendimento ao lado da DPZ Latin America, que havia sido contratada pela Pedra Branca em 2006 para orientar o processo de transição da Cidade Universitária Pedra Branca para a que viria se chamar Cidade Sustentável Pedra Branca e, mais tarde, Cidade Criativa Pedra Branca.

De acordo com Sílvia, a cada mês, um escritório apresentava seu projeto ao grupo e todos analisavam, discutiam, sugeriam alterações. “Era um laboratório urbano. Os arquitetos precisavam projetar o seu prédio, mas olhar o do ‘vizinho’, com olhar conjunto para garantir a qualidade do espaço público”, complementa Silvia. Todos participavam da discussão com o objetivo de melhorar o todo, em um aprendizado constante.

De acordo com os especialistas, os pilares a serem fundamentados eram: densidade equilibrada; conectada e sustentável; prioridade ao pedestre; uso misto; espaços públicos atraentes e seguros; e criativa e complexa. “Se quiséssemos empregar a maneira tradicional de desenvolvimento de projetos – na qual cada um vai para seu mundo estudar a solução da sua especialidade – jamais chegaríamos a um resultado satisfatório em tempo hábil”, esclarece Dilnei Bittencourt.

Após 14 anos daquela primeira Charrete, o grupo continua integrado. “Ainda seguimos interagindo, contribuindo. E o que transparece é que cada um dos que fizeram parte deste desenvolvimento tem o sentimento de pertencimento ao bairro, comprometimento com o futuro dele “, afirma o arquiteto Giovani Bonetti.

Hoje o bairro-cidade, que inovou o conceito de pensar a cidade, bairro ou empreendimento voltados para o convívio em comunidade, contempla uma população de 12 mil moradores, 8.000 trabalhadores e 7.000 estudantes.
www.cidadepedrabranca.com.br

Web Site: