Investimento social do Grupo Nexxera soma meio milhão de reais e beneficia mil pessoas em 2012

20/5/2013 –

O Grupo Nexxera, que completou 20 anos de atividade em 2012, fechou o ano com um aumento de 37% nos investimentos em ações de inserção social, segundo números que apresenta em seu Relatório de Sustentabilidade 2012, lançado nesta semana e publicado pelo terceiro ano consecutivo. “O lançamento destes relatórios anuais reforça o compromisso com a transparência das ações do Grupo Nexxera, que envolvem a comunidade, o setor público e privado, além de nossos colaboradores. Este documento retrata nossa preocupação com a sustentabilidade em vários aspectos, tanto no social, quanto no ambiental e no econômico”, explica o presidente Edson Silva.
Cada vez mais dedicada a criar um ambiente “paperless” (sem papel), baseado em tecnologias que permitem a utilização de documentos e o pagamento de forma virtual e digital, o Grupo Nexxera minimizou o impacto ambiental em seus processos de gestão ao deixar de imprimir mensalmente 2,5 mil notas fiscais, além de contratos e comprovantes de pagamento.
Além destas iniciativas na área de gestão, a empresa ampliou em mais de um terço o total de recursos para ações sociais no ano passado: foram investidos R$ 485 mil em programas e projetos de incentivo ao esporte, cultura, mercado de trabalho e empreendedorismo (em 2011 este volume foi de R$ 355 mil). Ao todo, cerca de mil pessoas foram beneficiadas, de forma direta e indireta.
Entre os principais projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Nexxera estão o Floripa Viva Hip Hop, que abriu 16 turmas e formou 167 jovens na região da Grande Florianópolis, e o Programa de Inclusão pelo Esporte (PIPE), que envolveu 300 alunos em 17 turmas, durante 10 meses e com carga horária de 4000 horas/aula. Em 2012, o PIPE, que abrangiu núcleos em Florianópolis e Palhoça, fez parte do programa ProJovem Adolescente, que capacita jovens de 15 a 17 anos nas áreas profissional, arte/cultura, esporte/lazer e inserção digital.
O Instituto Nexxera também desenvolveu os programas Aprender a Fazer, junto com CIEE e a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, que garantiu a 20 adolescentes participantes um contrato como jovens aprendizes, e o Aprender a Vender, em parceria com a CDL de Florianópolis. Dos participantes deste curso, 22% foram empregados pelo comércio e outros 40% tornaram-se empreendedores, investindo em negócios próprios. “Quanto mais ações fizermos de acordo com as necessidades de jovens carentes, maior será o resultado positivo. É nisso que acreditamos, pois as oportunidades que ajudamos a gerar se tornam realidade para os adolescentes e suas famílias”, resume Andrea Silva, diretora do Instituto Nexxera.
Crescimento sustentável – O ano de 2012 também marcou a criação da holding Grupo Nexxera, unindo as diversas empresas que sustentam a marca, como o Tech People (fábrica de software), Nexx Business (vendas e novos negócios), Yupee (gerenciador financeiro), Nexxen (autenticação digital), Nexxtorage (automação) e NexxDH Design House (P&D para institutos de pesquisa, universidades e empresas). Neste ano, a empresa já lançou o NexxCity, um portal de soluções gerenciais para micro e pequenas empresas, e deve apresentar também o NexxPago, um provedor de serviços para processar e administrar transações financeiras.
No acumulado de 2012, o Grupo Nexxera apresentou faturamento de R$ 49,5 milhões, um crescimento de 26% frente a 2011, e um lucro líquido de R$ 7,7 milhões (22% superior ao ano passado).
O relatório de sustentabilidade 2012 pode ser acessado no site do Grupo Nexxera.

NEXXERA EM NÚMEROS:

Resultados:
Faturamento: R$ 49,5 milhões (2012) – R$ 39,2 milhões (2011)
Lucro líquido: R$ 7,7 milhões (22% superior a 2011)
Crescimento em vendas: 26%
Crescimento da carteira de clientes: 70%

Investimento em atividades sociais:
2012: R$ 485 mil
2011: R$ 355 mil
(crescimento de 37%)

Programas promovidos em 2012:
* Projeto Viva Hip Hop (abril a dezembro): 16 turmas, 167 jovens formados, investimento de R$ 203,3 mil