Jabuticaba é protagonista de nova bebida suíço-brasileira

Belo Horizonte 22/12/2020 – As pessoas têm a jabuticaba como uma fruta nostálgica, aquela em que se come no pé da casa da avó, mas é um fruto que merece toda nossa estima com seu uso na

Derivados da fruta estão em alta no Brasil e no exterior

A jabuticaba é uma fruta nativa do Brasil, muito comum no território nacional. Mas, para outros países, seu sabor é algo diferente e surpreendente, o que contribui para seu recente reconhecimento no mercado internacional. Molhos, geleias, doces e diversos derivados chegaram até a Europa, o que despertou a curiosidade de empreendedores na Suíça. Foi a partir desse encontro que surgiu uma bebida diferente, uma infusão de jabuticaba e maçã, com um toque de gengibre.

“As pessoas têm a jabuticaba como uma fruta nostálgica, aquela em que se come no pé da casa da avó, mas é um fruto que merece  toda nossa estima com seu uso nas mais diversas receitas e seu consumo propagado a nível mundial por conter tantas vantagens de sabor e de saúde”, conta Gustavo Santos, um dos diretores da empresa suíço-brasileira, que desenvolveu a bebida.

Com uma fórmula simples, a bebida, que levou o nome de “Suívie”, é natural. A jabuticaba vive um “boom” de estudos científicos vinculados ao seu potencial de aplicação na indústria médica e farmacêutica, dado o seu altíssimo teor de antocianinas e consequente aplicação como agente antioxidante, um dos mais altos do mundo.

Além de antioxidante, ela também é rica em vitaminas C e E, cálcio, ferro, potássio e fósforo, apresentando impacto positivo no funcionamento cardiovascular, no sistema imunológico e na saúde da pele e do cabelo. Além disso, conta com baixas calorias e não tem adição de açúcar, adoçantes, intensificadores de sabor ou conservantes. A infusão criada permite a conservação das propriedades nobres do fruto, junto com cor, aroma e sabor, sem o peso das calorias. Contém apenas três ingredientes: bagas de jabuticaba, maçã e gengibre.

Em sua cadeia produtiva, é realizado o comércio direto com agricultores não apenas na Suíça, mas também no Brasil por meio de uma subsidiária local. “O fruto da jabuticaba usado em nossa infusão nos permitiu criar até 40 novos empregos locais na fazenda do interior de São Paulo, gerando renda na região que mais precisa, enquanto se desenvolve. Além de condições de trabalho mais justas e qualitativas”, completa Gustavo Santos. Na Europa, a maçã orgânica suíça é cultivada no vale principal dos Alpes, também diretamente dos produtores. Além de Brasil e Suíça, a “Suívie” é comercializada no Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo e até em Hong Kong, com expansão já iniciada para outros países.

Website: http://www.suivie.ch