Jovens cariocas entram na luta contra a depressão e o bullying nas escolas

Rio de Janeiro, RJ 11/10/2019 – As estimativas demonstram que cerca de 10% dos adolescentes brasileiros sofrem com depressão e 20% deles se automutilam.

Grupo usa teatro e dança para combater males como automutilação, depressão e suicídio em estabelecimentos de ensino fundamental e médio

As estatísticas são alarmantes. O número de adolescentes e jovens que são diagnosticados com distúrbios de fundo emocional não para de crescer. A Associação Brasileira de Psicanálise afirma que cerca de 10% dos adolescentes brasileiros sofrem com depressão.

Após ouvir a notícia de mais um adolescente em sua vizinhança que tentou se matar acometido de depressão, o publicitário Rafael Lessa, morador do Rio de Janeiro, se incomodou e resolveu tomar uma atitude.

Convocou os adolescentes de um grupo que coordena no Recreio dos Bandeirantes e desenvolveu com eles um projeto chamado eumeimporto.com.vc, que busca ir ao encontro dos jovens, em suas escolas, para discutir assuntos como autoestima, bullying, depressão e conflitos familiares.

Em palestras de 45 minutos a 1 hora, os alunos de ensino fundamental e médio assistem apresentações teatrais e musicais sobre o assunto escolhido pela direção. Logo após, jovens do projeto compartilham como superaram situações difíceis em sua vida.

Para fechar o momento, o publicitário Rafael emociona o público com sua palestra e as dinâmicas que se seguem. Lágrimas e abraços apertados enchem o ambiente, tornando o momento marcante para todos aqueles que participam.

A escola municipal General Alberto Lima, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro foi uma das primeiras a receber o projeto. O convite foi feito por conta da escola enfrentar alguns casos de bullying, depressão e automutilação.

Após a palestra, a professora Rachel Lopes afirmou que “não esperava que tantos jovens fossem tocados e atingidos pela palestra”.  A coordenadora pedagógica Jane Navarro agradeceu e disse que ficou encantada com a organização e preparo da equipe com relação ao assunto depressão.

O projeto eumeimporto.com.vc já visitou escolas públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro e espera, em breve, dar voos maiores. “Por questões logísticas, nosso objetivo é alcançar os estudantes de nossa região. Mas, estamos à disposição para servir onde quer que precisem de nós” afirma Rafael Lessa.

Para mais informações sobre o projeto de fortalecimento da autoestima e combate à depressão e bullying nas escolas, acesse www.eumeimporto.com.vc

Temas abordados nas palestras nas escolas:

* Bullying

* Vandalismo na escola

* Valorização dos professores

* Automutilação

* Violência

* Uso de Drogas

* Depressão

* Suicídio

* Valorização da Vida

Coordenador Rafael Lessa (21) 99557-5196