Kit CIPA: Dúvidas mais comuns e onde comprar

São Paulo-SP 13/3/2020 – Segundo a legislação, o kit CIPA é obrigatório.

O Kit CIPA é uma obrigatoriedade exigida por lei, por isso surgem muitas dúvidas quanto a compra e exigências. Segundo a legislação, as empresas devem ter funcionários treinados e um kit a disposição. Portanto, confira as dúvidas mais comuns.

O que é CIPA?

Essa é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A norma regulamentadora é a NR-5.

Todas as empresas precisam?

Sim, empresas privadas e públicas, assim como órgãos de administração, instituições beneficentes, associações, cooperativas e demais instituições que mantenham empregados e admitam trabalhadores voluntários ou não.

Depende do tamanho?

Sim, a empresa deve ter mais de 20 trabalhadores em seu quadro de funcionários e ela deve se enquadrar em grau de risco segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

O que as empresas precisam fazer?

Deve haver funcionários treinados com cargos de hierarquia composto por representantes dos trabalhadores e do empregador. Eles deverão escolher quem ficará responsável por participar da comitiva CIPA em forma de eleição.

O objetivo será estabelecer o desenvolvimento de ações para prevenção de acidentes ou de doenças decorrentes do trabalho. Portanto, devem ser adotadas políticas de prevenção e proporcionar saúde.

Quais benefícios de ser membro?

Todos os membros da CIPA têm direito a garantia provisória no emprego. As candidaturas duram 01 ano.
No entanto, ser cipeiro não quer dizer que o funcionário não poderá ser mandado embora por justa causa ou fique impedido de pedir demissão. O que acontece é uma garantia de estabilidade até o mandato acabar e um ano após o final.

Preciso comprar o Kit CIPA?

Sim, se a empresa se encaixar nas exigências, além da comissão interna deverá ter um Kit CIPA completo para emergências. Ele é composto de equipamentos de resgate e salvamento, manta térmica, descartáveis e outros materiais essenciais para prestar os primeiros socorros.

Qual a importância?

Além de proteger os trabalhadores, as empresas também são beneficiadas. Cuidando do bem-estar e saúde, a produtividade aumenta com prevenção de acidentes e organização para solução de problemas.

A loja online Medbit oferece Kit CIPA, além de equipamentos médico-hospitalar aprovados pela ANVISA das melhores marcas, com compra segura, pagamentos facilitados e entregas para todo o Brasil.

Website: https://www.medbit.com.br/

Web Site: