Kit VIA AI inicia jovens em Inteligência Artificial com diversão

São Paulo 29/10/2019 –

A VIA Technologies Inc. traz ao mercado um kit para iniciação de estudantes na forma básica de inteligência artificial. Feito para uso em sala de aula, o VIA AI Learning Kit (https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=8qm-iXFXBrY) é um pacote educacional que apresenta aos alunos os conceitos básicos de programação de computadores e inteligência artificial. O kit inclui todos os componentes de hardware necessários para construir um pequeno veículo autônomo. Depois de montar o veículo, os alunos usam habilidades básicas de programação para ensinar o kit a navegar de maneira independente por uma pista no chão da sala de aula – uma forma básica de Inteligência Artificial (IA).

Aprender os conceitos básicos de programação e inteligência artificial pode ser muito benéfico para os alunos. O kit aborda a programação e a IA em um contexto divertido, onde as crianças competem umas com as outras para ver quem completa uma volta na pista de corrida mais rapidamente.

O veículo é baseado em uma placa-mãe compatível com Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis) da VIA, além de uma placa de expansão que suporta uma pequena câmera. Depois de montado o kit, as crianças obtêm alguma experiência prática com IA usando um editor de programação visual para treinar o veículo a usar sua câmera para reconhecer sinais de trânsito simples e navegar com sucesso em uma pista de corrida – elementos fundamentais necessários para criar um ambiente autônomo e sem motorista no veículo.

Formando programadores de veículos autônomos de amanhã

O VIA AI Learning Kit é uma plataforma de treinamento interativo que prepara os alunos para o mundo moderno. Fundamentalmente, também oferece aos alunos uma experiência prática dos desafios envolvidos na criação de um veículo totalmente autônomo – um dos objetivos mais importantes no desenvolvimento da IA atualmente. Apresentar aos alunos os desafios tecnológicos dessa escala de maneira divertida e educacional é o principal motivo para a criação do kit.

O VIA AI Learning Kit é um lançamento da taiwanesa VIA Technologies, Inc., líder global na conexão de negócios com tecnologia avançada de IA, IoT e visão computacional por meio de soluções inteligentes inovadoras para transporte, aplicações industriais e de cidades inteligentes.