Lançamento de livro sobre o Última Hora inclui debate, exposição, palestra e confraternização de jornalistas

Rio de Janeiro, RJ 10/5/2013 –

Depois de analisar a participação dos jornais na conspiração do golpe de 1964 no livro A Rede da Democracia – O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil na queda do governo Goulart, o professor Aloysio Castelo de Carvalho, da Universidade Federal Fluminense, volta ao estudo da atuação política da imprensa em seu novo trabalho: O caso Última Hora e o cerco da imprensa ao governo Vargas, também publicado em coedição pela Editora da UFF e Nitpress.

A obra será lançada no próxima terça-feira, 14 de maio, numa programação voltada especialmente para os jornalistas e estudantes de comunicação, no nono andar da Associação Brasileira de Imprensa. Haverá exposição de fotos e reprodução de primeiras páginas de UH; debate com a participação do autor, do presidente da ABI, Maurício Azedo, e dos cientistas políticos Renato Lemos (IFCS/UFRJ) e Fernando Lattman-Weltman (CPDOC/FGV); bate-papo com o jornalista Miranda Jordão, que acompanhou todas as fases do vespertino fundado por Samuel Wainer, e confraternização de ex-jornalistas de Última Hora no bar Amarelinho, na Cinelândia. A programação começa às 17h e se estende até as 21h, sendo que o lançamento do livro acontece às 19h30.

Em seu prefácio, a professora Maria Aparecida de Aquino, da USP, ressalta o caráter “presente e eterno” do tempo de que trata o livro. “É um tempo, como nos diz Hannah Arendt, de homens em tempos sombrios, (…) o que quer dizer que situações semelhantes, que oporão mesquinhez e grandeza ou as mesclarão, poderão ser encontradas em passados distantes ou no futuro remoto. Isto torna este O caso Última Hora e o cerco da imprensa ao governo Vargas, de Aloysio Castelo de Carvalho, absolutamente imprescindível”.

Para o jornalista Alberto Dines, que assina a orelha do livro, o período que vai de 1949 a 1956 é o mais rico da imprensa brasileira, com o surgimento de importantes órgãos de imprensa, como Tribuna da Imprensa, Última Hora e Manchete. Segundo ele, “o duelo [travado entre a Última Hora e a Tribuna da Imprensa], aparentemente singular, é a parte visível de uma selvagem cruzada contra um brilhante repórter [Samuel Wainer] que ousou deixar a redação e a busca de manchetes para ingressar no esclusivíssimo clube dos donos de jornal”.

Sobre o autor – Professor da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, Aloysio Castelo de Carvalho é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas. Foi coordenador de informação da CBN, no Sistema Globo de Rádio. É autor do livro A Rede da Democracia – O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-64).

Website: http://www.editora.uff.br/

Web Site: