Lar doce escritório: home-office com caixa de tomada vira realidade também na rotina de trabalho dos brasileiros

Santa Cruz do Sul/RS 7/11/2019 – As nossas caixas de tomada ficam embutidas na mesa ou bancada e permitem o uso de vários equipamentos eletrônicos em um mesmo lugar.

Os novos modelos de trabalho, que incluem horários mais flexíveis, estações de trabalho sem lugares marcados e atuação remota dos funcionários, são uma tendência no mercado de trabalho por todo o mundo. Em uma pesquisa do International Workplace Group feita com representantes de 96 países, o resultado encontrado mostra que dois terços dos executivos entrevistados já trabalham no padrão home-office pelo menos uma vez na semana.

No Brasil, o movimento não poderia ser diferente: grandes empresas como Unilever, L’Oréal, Oi e TIM já aderiram ao sistema de trabalho remoto para seus funcionários e a tendência é que mais empregadores sigam por esse caminho.

Por aqui, não foi só o avanço das tecnologias de comunicação que permitiu esse fenômeno: a regulamentação do trabalho remoto pela legislação trabalhista revista em 2017 também deu o sinal verde para que as empresas adotassem essa prática.

Liberação do home-office traz benefícios para contratantes e contratados

Para o trabalhador que ganhou esse benefício para a sua rotina, o home-office representa uma oportunidade de passar mais tempo junto à família e perder menos horas no deslocamento até o escritório – o que significa um ganho de até 4h no dia de um funcionário que vive em grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Já para as empresas, essa prática tem um viés financeiro: o trabalho remoto possibilita a economia com transporte e com as instalações do escritório, possibilitando até mesmo a transição para salas menores.

Funcionários encontram desafios para criar espaços de trabalho em casa

Apesar da comodidade, muitos funcionários não dispõem em sua casa ou apartamento um cômodo vago para transformar em um local de trabalho e acabam precisando dividir o espaço com a sala de estar ou quarto de hóspedes. Porém, se não for bem projetado, essa divisão pode trazer falta de privacidade para o trabalho e incômodo para os outros residentes da casa.

Vendedor na CaixaTomada.com, Daniel conta que os escritórios no padrão home-office estão entre seus principais clientes. “As nossas caixas de tomada ficam embutidas na mesa ou bancada e permitem o uso de vários equipamentos eletrônicos em um mesmo lugar. Assim, os clientes evitam ter que fazer grandes mudanças no apartamento para adequar sua necessidade por conectividade. Acaba sendo uma solução muito conveniente e prática”, afirma.

Já para atingir o conforto no espaço de trabalho, a arquiteta Giuliana Camarate informa: “uma mesa de 0,5m de profundidade e 1,20m de largura funciona perfeitamente se você vai trabalhar sozinho”. Porém, se mais de um morador da casa trabalhar em home-office, a situação muda de figura: “nesse caso, a mesa deve ser maior, por volta de 1,60m de largura, pelo menos, para duas pessoas sentadas lado a lado”, afirma.

Por fim, para quem precisa posicionar a estação de trabalho em um quarto de hóspedes, a dica da arquiteta Giuliana é aproveitar os espaços verticais. Usar prateleiras nas paredes para guardar materiais de escritório ou equipamentos (como uma impressora, por exemplo), aliado a uma caixa de tomada embutida, garante que o trabalhador dedique menos espaço do cômodo ao home-office e não polua o ambiente com fios ou cabos.

Website: https://comprar.caixatomada.com/