Lawtechs querem melhorar o ambiente jurídico no Brasil com tecnologia e disposição

Florianópolis – SC 20/12/2019 –

Parece cenário de filme de ficção científica, mas é a realidade de alguns escritórios de advocacia no Brasil. Os profissionais usam robôs e Inteligência Artificial para lidar melhor com os casos em que trabalham, poupando tempo e esforço.

Esse cenário, no entanto, ainda é realidade apenas para uma minoria de escritórios. Para a maioria, o trabalho ainda é pesado e moroso, como é o padrão do Judiciário brasileiro.

O próprio Conselho Nacional de Justiça reconhece que o mercado jurídico cresceu demais. São 1 milhão de advogados, mais 3 milhões de bacharéis em direito e pelo menos 100 milhões de processos tramitando no momento.

Por causa disso, o tempo médio de tramitação de um processo na Justiça Estadual é de 4 anos e 4 meses (com cada juiz tendo que cuidar de 7 mil ações em média). Tudo isso consumindo cerca de 1,2% do Produto Interno Bruto do país com o Judiciário.

O cenário, no entanto, está para mudar com a ascensão das Lawtechs. De acordo com a AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs), o número de empresas do tipo subiu mais de 300% nos últimos dois anos e chegou a 200 associadas.

Os impactos já começam a ser sentidos. Pelo menos é o que afirma o pessoal do SAJ ADV, desenvolvedores de um dos principais softwares jurídicos do país.

Segundo os dados do software, o uso da Inteligência Artificial e de outros recursos do SAJ ADV garante uma economia de 20 horas por mês para cada colaborador de um escritório.

“Em média, a economia gerada pelo nosso software é de 20 horas por mês para cada colaborador. É como se o programa permitisse que cada funcionário tirasse 2 dias e meio de folga a mais todos os meses, sem prejuízo na qualidade de trabalho”, esclarece o especialista da empresa.

Como isso é possível? Com o uso de tecnologia de primeira linha. Uma das principais funções do programa é o uso de Inteligência Artificial para capturar os desenvolvimentos de processos envolvendo um advogado no sistema do Judiciário.

Funciona da seguinte maneira: depois de começar a usar o software, o advogado deve inserir o seu número de registro da OAB no programa. Imediatamente, o aplicativo passa a usar robozinhos iguais aos que o Google usa para vasculhar a Internet para indexar conteúdo. O objetivo, no caso, é acompanhar as atualizações do sistema Judiciário para ver se alguma delas se refere ao advogado em questão.

Quando encontra alguma novidade, o aplicativo envia a informação automaticamente para o advogado, seja pelo celular ou pelo computador. Assim, ele é avisado em tempo real de uma decisão judicial, algum ofício da outra parte ou qualquer outro desenvolvimento.

“Sem precisar checar por novidades no sistema eletrônico, o advogado tem mais tempo livre para poder focar em outros elementos importantes de cada caso, como elaborar argumentos, pesquisar jurisprudência ou conversar com testemunhas”, afirma o especialista.

Outra maneira que o SAJ ADV atua para facilitar o trabalho dos advogados e diminuir a carga de trabalho no Judiciário é ao oferecer integração completa com o pacote Office. Isso permite que o programa possa autocompletar documentos básicos.

“Por exemplo, é possível preencher um ofício em um processo ou entrar com um pedido de divórcio, habeas corpus ou qualquer outro procedimento muito mais rapidamente, além de ser mais ágil para responder a movimentos da outra parte ou do juiz”, esclarece o especialista.

Além disso, o software usa o sistema de Inteligência Artificial para sugerir tarefas e controlar prazos, diminuindo o nível de erros causados pelos advogados por causa de negligência ou excesso de trabalho. Dessa forma, todos os processos correm mais agilmente.

A própria vida do advogado, especialmente na gestão dos processos fica facilitada. Um exemplo disso é a computação em nuvem.

“Um advogado que hoje usa uma planilha no Excel para gerenciar seus processos só consegue acessar aquela informação quando está com o seu computador de trabalho em mãos. Com a computação em nuvem, ele pode acessar o dado de qualquer lugar, mesmo em uma reunião com o cliente, usando o celular”, explica o especialista.

É claro que só um software jurídico não é o suficiente para deixar o Judiciário funcionando de maneira mais veloz, com menos processos e maior eficácia. No entanto, parece ser o caminho para que mercado se torne mais produtivo.

Vale lembrar que a perspectiva é que o número de advogados aptos para trabalhar no Brasil chegue a 2 milhões em 2023. O número de escritórios, que hoje está em 40 mil, poderá aumentar excessivamente.

Diante desses dados, quem quiser sobreviver em um mercado cada vez mais inflado, com mais concorrentes e exigindo melhor desempenho, precisará ser mais produtivo, eficaz e errar menos.

“Resumindo: necessitará de um software jurídico. O potencial de crescimento é enorme. Quanto mais profissionais usarem, mais dados e melhor será o feedback para aprimorar o trabalho”, conclui o especialista do SAJ ADV.

Website: https://www.sajadv.com.br/

Web Site: