Leilão presencial reúne peças preciosas da arte sacra brasileira e obras contemporâneas

São Paulo – SP 21/10/2019 –

O evento é antecedido por uma exposição desses itens até dia 21 de outubro, das 14h às 20h

Um acervo com 210 lotes, com valiosas peças da arte sacra brasileira e também contemporâneas, será leiloado no dia 22 de outubro a partir das 20h30 na sede da Dutra Leilões, tradicional empresa de remate de objetos raros e históricos. O evento é antecedido por uma exposição desses itens até dia 21 de outubro, das 14h às 20h. O acervo que será negociado combina imagens em madeira, quadros, esculturas em bronze, e objetos de ornamentação como frontão, tocheiros de bancada de prata, balaustrada de madeira, oratório, guampa de prata, mesas, gomil e bacia de prata, porcelanas, cristais, cadeiras imperiais de jacarandá, urnas, entalhes em madeira étnicos, molheiras, palomas e até um surpreendente leque de renda francesa com pinturas da baronesa de Três Rios.

Entre os destaques dos eventos está a imagem em madeira ‘Cristo Crucificado’ esculpida por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Ela estava presente no altar da missa realizada por D. Eugenio Salles no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro em comemoração aos 500 anos da primeira missa rezada no Brasil. Esta obra prima de 103 cm de altura tem tanta importância que figurou na grande exposição realizada pelo MAM do Rio de Janeiro na década de 60.

Sua foto foi inclusive reproduzida em diversos livros de arte e história dada a sua projeção e relevância. A escultura é policromada e representa Cristo na cruz com letion de pano cobrindo a nudez. Foi esculpida preservando o aspecto de tronco de árvore, além de apresentar ponteiras de madeira com volutas e no alto a placa de metal com a inscrição INRI. Sua base é arredondada em degraus.

Há também quadros de artistas consagrados como os da pintora Anita Malfatti como o óleo sobre tela ‘Estudo para Ressurreição de Lázaro’, de propriedade da família da pintora. Junta-se a ele o quadro em carvão ‘Retrato de Mulher Afrodescendente’ proveniente do acervo de Isabel Craig Deahl, amiga de Anita. “Ambas tinham mães americanas que se conheceram quando residiam em Campinas no final do século 19”, conta o leiloeiro oficial, Luiz Fernando Dutra, que irá conduzir o remate.

O óleo sobre ouro, sobre madeira, ‘Virgem Maria’, de Anita, também reproduzido no livro Anita Malfatti no tempo e no espaço e que participou de eventos importantes como a exposição ‘A Arte Sacra de Anita Malfatti’, organizado pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, também consta do catálogo. Não menos reconhecido, o pintor e gravador Lasar Segal está presente no leilão por intermédio do ‘Retrato do escritor Gorelik’. Trata-se de uma gravura em ponta-seca, reproduzida no livro do artista e que vem acompanhada de documento de autenticidade.

Chama atenção neste acervo pelas linhas marcantes e expressividade as esculturas em bronze do artista francês Roland Paris, do começo do século passado. O ‘Bobo da Corte’ é uma estatueta de 26,5 cm pintada a frio, com mãos e rosto de marfim sobre base circular e placa oval de mármore preto com a assinatura do autor. Já ‘Mephistopheles’ é uma estatueta com 28 cm e com as mesmas características técnicas e de materiais, mas com uma base triangular com mármore preto.

No rol das esculturas mais contemporâneas, ‘The Echo,’ de autoria de D.H. Chiparus, está entre as mais acadêmicas. É uma mulher seminua esculpida em bronze patinado verde e dourado, sobre base retangular de mármore preto rajado. Com 16 cm x 75 cm, sua foto já foi estampada no livro Chiparus – Master of Art Deco, de Alberto Shayo, editado em Nova York em 1993.

Chiparus também participa ainda com grande competência neste pregão por meio de sua escultura ‘Fancy Dress’, de 50 cm de altura, em bronze e marfim (criselefantine). Ela apresenta base de ônix recortada e é assinada pelo autor. A imagem dessa obra está presente no livro Art Decô and Other Figures, de Bryan Catley, e também no volume Chiparus – Master of Deco, de Shayo. A estátua vem acompanhada por documento de autenticidade. Há ainda esculturas mais recentes de Tessore, Krestscher e Zago e na lista dos quadros constam assinaturas de pintores como Nery, Graz, Gomide, entre outros.

Serviço

‘Leilão presencial’

Dutra Leilões (www.dutraleilões.com.br)

Informações

[email protected]

Tel.:

11 3887-3234

9 5040—7337

9 5040-8970

End.: Rua Ouro Branco, 174, Jardim Paulista, São Paulo

Web Site: