Lenovo: estratégia de crescimento sustentável de longo prazo gera resultados recordes para o segundo trimestre consecutivo

HONG KONG 3/2/2021 –

Segundo trimestre consecutivo de recordes, com receita, lucro bruto e lucro líquido, todos com índices recordes

A receita do grupo aumenta 22% em relação ao ano anterior, para US$ 17,2 bilhões

Lucro bruto (Pre-tax Income, PTI) do trimestre de US$ 591 milhões, um aumento de 52% em relação ao ano anterior

O lucro líquido cresceu 53% em relação ao ano anterior e chegou a US$ 395 milhões

Todos os principais negócios apresentaram crescimento tanto na linha de produção quanto no resultado final em relação ao ano anterior

Divulga mudanças organizacionais do Grupo para impulsionar a estratégia de crescimento e transformação liderada pelos serviços

O Lenovo Group (HKSE: 992) (PINK SHEETS: LNVGY) anunciou hoje que a receita do grupo no segundo trimestre atingiu US$ 17,2 bilhões, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Este foi o segundo trimestre consecutivo de quebra de recorde, impulsionado pelo forte crescimento em todos os principais grupos empresariais, bem como nos negócios de transformação da empresa. Os lucros também estabeleceram novos recordes, com o lucro bruto do terceiro trimestre aumentando 52% em relação ao ano anterior para US$ 591 milhões, enquanto o lucro líquido também aumentou 53% em relação ao ano anterior para US$ 395 milhões. O crescimento sustentável da Lenovo foi impulsionado pelo portfólio de produtos inovadores da empresa que se adaptou rapidamente para atenderàcultura de trabalho, aprendizado e diversão em casa de um mundo em rápida mudança, enquanto os investimentos em transformação continuam a impulsionar novas oportunidades de crescimento a longo prazo.

Os ganhos básicos por ação para o terceiro trimestre foram de US$ 3,31 ou HK 25,66 (dólar de Hong Kong).

“A divulgação de mais um trimestre recorde é um reflexo de nosso portfólio de produtos inovadores e excelência operacional, que impulsionou o crescimento em todos os negócios”, disse Yuanqing Yang, presidente do conselho e CEO da Lenovo. “Sem dúvida, 2020 foi um ano de desafios que trouxe mudanças notáveis ao nosso mundo, e mesmo assim, a Lenovo respondeu rapidamente às mudanças do mercado impulsionadas pelas novas tendências de trabalho e estilo de vida e apresentou fortes resultados. Agora, ao começarmos a ver os resultados de nossos investimentos em transformação, vamos investir ainda mais em tecnologia e inovação, impulsionar a transformação inteligente em todos os setores e criar um crescimento sustentável.”

Perspectivas de negócios

Os desafios de 2020 continuam, em graus variados, neste novo ano. Estes incluem incertezas geopolíticas contínuas, escassez do fornecimento de componentes resultantes de uma forte demanda, e a pandemia global da Covid-19. Ainda assim, como uma empresa global operando em 180 mercados e com mais de 30 fábricas em todo o mundo, as perspectivas para 2021 continuam positivas. A nova norma global de trabalho, estudo e diversão em casa continuará a impulsionar tendências de crescimento sustentável e de longo prazo na demanda de dispositivos e requisitos de nuvem/infraestrutura.

Visão geral do grupo empresarial

O Intelligent Devices Group (IDG) (grupo de dispositivos inteligentes) da Lenovo continua a liderar o crescimento do Grupo com o PC and Smart Devices Group (PCSD) (grupo de computadores pessoais e dispositivos inteligentes) apresentando mais um trimestre histórico. A receita de US$ 14 bilhões, com um aumento de 27% em relação ao ano anterior, foi acompanhada pelo lucro bruto com um aumento de 35% em relação ao ano anterior para US$ 925 milhões e uma margem de lucro recorde de 6,6%. Os resultados do trimestre foram impulsionados pela excelência operacional da Lenovo que captou a crescente demanda em todo o mundo e um portfólio de produtos inovadores que rapidamente se adaptaram para atender às necessidades em constante mudança dos clientes que trabalham, estudam e se divertem em casa. Um foco em inovação e segmentos de alto crescimento ajudou a ampliar a liderança da Lenovo como número 1 em PCs, com uma participação de mercado recorde de 25,3% em todo o mundo. Todas as regiões geográficas tiveram um forte desempenho – com a América do Norte atingindo 60% de crescimento em volume em relação ao ano anterior, a EMEA se tornando a número 1 em participação de mercado pela primeira vez, a Ásia-Pacífico melhorando a rentabilidade para um novo recorde, e a China aumentando as remessas em 30% em relação ao ano anterior. O Grupo vê o crescimento em relação ao ano anterior para o mercado de PCs como uma mudança a longo prazo no setor de tecnologia que é sustentável muito além da pandemia. Os dados mais recentes da IDC confirmaram que o mercado total ultrapassou 300 milhões de unidades em 2020, impulsionado por um forte ano fiscal no quarto trimestre. Isso reforça ainda mais a visão da Lenovo de que as tendências de estilo de vida do trabalho, estudo e diversão em casa impulsionarão um dispositivo por pessoa e continuarão a impulsionar a demanda por PCs, tablets e dispositivos inteligentes a longo prazo. A Lenovo continuará a se concentrar em uma combinação de inovação para captar as novas necessidades dos clientes e excelência operacional para captar essa forte demanda futura.

A segunda unidade de negócios da IDG, o Mobile Business Group (MBG), apresentou crescimento de receita de dois dígitos ano a ano, e recuperou-se do impacto da Covid-19, não apenas retomando a rentabilidade, mas também alcançando sua maior rentabilidade desde a aquisição do negócio da Motorola. O sólido desempenho na América Latina e América do Norte sustentou a rápida expansão na Europa e Ásia, onde houve um forte crescimento de dois e três dígitos graçasàexpansão das relações com as operadoras e a um mix de produtos mais forte. A empresa continuará a potencializar seu sólido portfólio de produto e inovação de 5G para impulsionar o crescimento rentável futuro.

O Data Center Group (DCG) registrou uma receita recorde de US$ 1,63 bilhão graças ao crescimento geral, ao mesmo tempo em que melhorou a rentabilidade em quase um ponto em relação ao ano anterior. Os provedores de serviços em nuvem e os segmentos Enterprise/SMB apresentaram um crescimento superior em relação ao ano anterior para o mercado. O segmento Enterprise/SMB alcançou US$ 1 bilhão em receita, o maior valor em mais de três anos, enquanto o segmento Storage teve receita recorde e superou o mercado em 11 pontos. A receita em Infraestrutura e Serviços Definidos por Software também atingiu um novo recorde. A Infraestrutura como serviço TruScale Private Cloud da Lenovo combinada com a HANA Enterprise Cloud da SAP foi bem recebida e está gerando uma forte demanda, enquanto o negócio estendeu sua posição de número 1 na lista dos 500 melhores supercomputadores. Na expectativa do futuro, vamos capturar a crescente demanda de Nuvem Híbrida e Infraestrutura de TI e continuar a crescer a um ritmo premium para o mercado, melhorando a rentabilidade.

Os negócios de Transformação Inteligente da Lenovo continuaram a fazer fortes progressos,àmedida que a receita total de Software e Serviços* cresceu quase 36% para um novo recorde de quase US$ 1,4 bilhão, representando mais de 8% da receita total do grupo. A receita* de Serviços Anexos, Serviços Gerenciados e Serviços de Soluções atingiu um crescimento anual de quase 26%, 73% e 49%, respectivamente, enquanto que a receita de Dispositivo como Serviço apresentou um alto crescimento de dois dígitos (74%) em relação ao ano anterior. Além disso, a receita do comércio eletrônico cresceu quase 45% em relação ao ano anterior e continuou a estabelecer novos recordes. Estes resultados excepcionais demonstram a importância da Transformação Inteligente como um catalisador de crescimento de longo prazo para o Grupo. Visando o futuro, o Grupo vê oportunidades de aproveitar sua experiência e capacidades para construir uma manufatura inteligente, educação inteligente e soluções inteligentes de saúde.

Nova estrutura organizacional para o ano fiscal de 21/22

A Lenovo também anuncia hoje uma nova estrutura organizacional projetada para capitalizar as oportunidades de crescimento de transformação lideradas por serviços do Grupo. A partir de 1o de abril de 2021, a Lenovo reunirá equipes e capacidades de serviços e soluções de toda a empresa para formar uma organização dedicada: o novo Solutions & Services Group (SSG) (Grupo de Soluções e Serviços). O SSG impulsionará ainda mais a transformação da empresa, fornecendo negócios incrementais através de verticais inteligentes, serviços anexos, serviços gerenciados e nossas “ofertas como serviço”, incluindo DaaS e Truscale™.

Com isso, os negócios da Lenovo serão estruturados em três grupos de negócios principais alinhadosàestratégia 3S da empresa de Smart IoT Internet das Coisas Inteligente), Smart Infrastructure (Estrutura Inteligente) e Smart Verticals (Verticais Inteligentes), ou seja, IDG (Intelligent Devices Group) – centrado em Smart IoT; ISG (Infrastructure Solutions Group, renomeado de DCG, Data Center Group) – centrado em Estrutura Inteligente; e SSG – centrado em Verticais Inteligentes e Serviços. O IDG será liderado globalmente por Luca Rossi (atualmente vice-presidente sênior e presidente de SVP e presidente de PCSD na EMEA e América Latina). O ISG continuará a ser liderado globalmente por Kirk Skaugen. E o recém-formado grupo global Lenovo Solutions & Services Group (SSG) será liderado por Ken Wong (atualmente vice-presidente sênior e presidente da PCSD na região Ásia-Pacífico).

Além disso, as organizações de vendas da Lenovo em mercados ao redor do mundo se dividirão em um GEO da China e uma Organização Internacional de Vendas, liderada respectivamente por Liu Jun (atualmente vice-presidente executivo e presidente da IDG na China) e Matt Zielinski (atualmente vice-presidente sênior e presidente do PCSD na América do Norte), para promover maiores sinergias e eficiências entre os grupos empresariais. Todos os cinco líderes acima se reportarão diretamenteàYuanqing Yang e farão parte do Comitê Executivo da Lenovo (Lenovo Executive Committee, LEC).

Gianfranco Lanci, presidente corporativo e diretor de operações da Lenovo também anunciou seus planos de se aposentar da empresa em setembro de 2021. Até lá, ele continuará a exercer seu cargo como presidente e diretor de operações do Lenovo Group e será responsável pelas operações comerciais globais da Lenovo em todos os grupos comerciais e de vendas.

* receita faturada

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa de US$ 50 bilhões do Fortune Global 500, com 63.000 funcionários e operando em 180 mercados ao redor do mundo. Focada em uma visão audaciosa para oferecer tecnologia mais inteligente para todos, estamos desenvolvendo tecnologias que vão mudar o mundo, que criam uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável. Ao desenhar, fabricar e construir o portfólio mais completo de dispositivos e infraestruturas inteligentes, também estamos liderando uma transformação inteligente, para criar melhores experiências e oportunidades para milhões de clientes ao redor do mundo. Para mais informações acesse https://www.lenovo.com, siga-nos no LinkedIn, Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Weibo e leia as últimas notícias no nosso StoryHub.

LENOVO GROUP

RESUMO FINANCEIRO

Para o terceiro trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2020

(em milhões de US$, exceto dados de ações)