Leucotron auxilia consumidor brasileiro a reduzir custo com telefonia

6/8/2015 –

A telefonia e o acesso à internet no Brasil estão entre os mais caros do mundo e os custos freiam a capacidade de garantir que os serviços cheguem a toda população. Recente estudo realizado em Genebra pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), detectou que, dos 166 países avaliados, apenas 47 têm custo superior na ligação ao que o brasileiro paga no celular, entre eles Etiópia e Ruanda. No que se refere à telefonia fixa, a situação não é menos incômoda. O Brasil aparece na 110ª posição, com um custo de US$ 24,00 por uma assinatura mensal, mais 30 minutos de ligações locais. No Irã, o valor é de apenas doze centavos de dólares, segundo o UIT. Ainda segundo o estudo, o Brasil, no consolidado, aparece na 90ª posição entre os 166 países avaliados no que se refere ao custo geral com telefonia. Por aqui, são 22 telefones fixos para cada 100 pessoas e, a despeito dos valores exorbitantes praticados no mercado nacional, já são 135 celulares por cem habitantes.
Diante deste cenário, a Leucotron Telecom, www.leucotron.com.br, apresenta-se como uma empresa aliada dos consumidores brasileiros ao propor soluções integradas em telefonia que melhoram a relação custo/benefício neste segmento. Hoje, a empresa oferece aos seus clientes economia na conta telefônica, com alta qualidade na comunicação. Faz isso por meio de um ecossistema formado por produtos, serviços, softwares, aplicativos e projetos sob medida, em sua grande maioria desenvolvidos pela própria empresa.
Os produtos são basicamente centrais PABX digitais, analógicas e VoIP (para diversos tamanhos de empresa), terminais telefônicos (alguns genéricos, e outros com especificações para segmentos de atuação, como hotelaria) e interfaces celulares, como o Neogate. Em termos de serviços, há opções como o Serviço de Portabilidade, que reduz drasticamente os gastos das empresas com ligações de fixo para celular, encontrando a melhor rota para as chamadas. Entre os softwares, está, por exemplo, o Taritron Flex, que ajuda as empresas a gerenciar o uso do telefone, com informações que auxiliam no controle, nas decisões e na conscientização da utilização do telefone pelos funcionários. Recentemente, a empresa entrou também no segmento de aplicativos, com o LigBarato, grátis, disponível para Android e IOS (www.leucotron.com.br/ligbarato), funciona como agenda alternativa para quem deseja ter menos despesa com celular.

Casos de sucesso nas contas telefônicas
O Grupo Giga, empresa mineira do ramo tecnológico, composta por três unidades de produção: segurança eletrônica, metalurgia de precisão e lâmpadas led, foi buscar nas soluções da Leucotron uma saída para os altos custos com telefonia. Foi instalada na companhia uma central ISION IP2000R, com ramais e troncos IP. A central dispõe de diversas funcionalidades: auto atendimento, espera, correio de voz por e-mail, gravador, terminal virtual Contaction, gerenciador e supervisor de Call Center. O ponto forte dessa plataforma é a mobilidade e o ganho de produtividade, com economia de recursos. “Essas plataformas oferecem inúmeras facilidades, por meio da adaptação de softwares aplicativos Leucotron, que permitem acoplar diversos produtos e serviços fabricados pela empresa. No caso do Grupo Giga, foi utilizado o Neogate e o Serviço de Portabilidade Leucotron para auxiliar nos processos de gestão de telefonia e atendimento das empresas envolvidas com os negócios da companhia”, explica Antonio Claudio de Oliveira, Diretor de Negócios da Leucotron.
O Neogate, nesse sentido, veio satisfazer as demandas do Grupo de reduzir gastos de ligações com celulares. Trata-se de um serviço que permite realizar ligações de telefone fixo para celular, com custo de ligações entre celulares da mesma operadora (geralmente, custo zero). O Neogate permite também o acesso ao Serviço de Portabilidade Leucotron. “Chamadas para celular têm uma representatividade substancial nas contas das empresas, especialmente pelo fato de partirem de linhas fixas ou de não se saber a operadora da pessoa chamada”, explica Oliveira.
Já pelo Serviço de Portabilidade Leucotron, também implantado na empresa, há o reconhecimento da chamada fixa como uma chamada móvel. Posteriormente, o sistema consulta no banco de dados da Leucotron qual é a operadora do destinatário da chamada e a ligação é completada pelo chip da mesma operadora, garantindo o menor custo, ou até mesmo custo zero.
O retorno sobre o investimento foi sentido já no primeiro mês de implantação da tecnologia oferecida. No segundo mês, a economia chegou a 55,57% na conta. Fazendo uma média dos três primeiros meses, a redução do custo das ligações ficou em torno de 40%, segundo André Ribeiro, responsável pela telefonia do Grupo. Apesar de o Neogate oferecer a portabilidade para quatro chips, inicialmente o cliente optou por utilizar apenas duas operadoras. Após três meses e a experiência aprovada, Ribeiro, responsável pela telefonia do Grupo Giga, garantiu mais um benefício à empresa. Além do direcionamento adequado na hora da ligação, um reajuste nos planos com cada uma das duas operadoras utilizadas deu à empresa a possibilidade de falar de graça com números desses chips.
Em Minas Gerais, a Clear CFTV, empresa de soluções integradas para segurança atendida pela Leucotron, também encontrou uma saída para os altos custos em telefonia na tecnologia desenvolvida pela marca. Ligações para todo o Brasil, especialmente São Paulo, tornaram a fatura da empresa umas das maiores despesas fixas mensais. O valor chegou a quase R$8 mil em maio de 2014. Após a implantação das soluções Leucotron, especialmente o Serviço de Portabilidade, a empresa viu a conta despencar de R$8 mil para R$1500.

Sobre a Leucotron:

A Leucotron Telecom é uma empresa brasileira que desenvolve centrais PABX, serviços para atendimento a clientes, e soluções avançadas em telefonia, para corporações, pequenas e micro empresas. Concebe, produz e comercializa produtos de comunicação, combinando hardware, software ou serviços, destinados a otimizar e potencializar o resultado das empresas. As soluções oferecidas ao mercado contemplam todas as etapas de atendimento e necessidades do cliente: desde o trabalho de arquitetura tecnológica, por meio de equipamentos e softwares de qualidade e eficácia comprovadas, até o suporte eficiente no pós-venda.

Com 32 anos de atuação, contabiliza mais de 140 mil clientes e mais de 2,5 milhões de usuários de seus produtos e serviços. Conta com mais de 400 Concessionárias Autorizadas em todo o território brasileiro, – além de México, Colômbia e Costa Rica -, que vendem, instalam e dão assistência técnica em toda a linha de produtos disponíveis da marca.

Informações à Imprensa:
a.maradei comunicação