LGPD: qual a sua importância para as empresas?

São Paulo, SP 28/10/2019 –

Com intuito de controlar o avanço dos cibercrimes e fortalecer o poder dos cidadãos sobre seus dados e informações, foi criada, há mais ou menos dez meses, a LGPD, Lei 13.709. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais foi sancionada em 14/08/2018, e, muito além de colocar o Brasil no grupo de países que protegem o usuário, traz um novo olhar sobre como informações serão tratadas.

Como inspiração para a LGPD, foi utilizada a GDPR, General Data Protection Regulation, em vigor desde maio do ano passado na Europa. Logo no primeiro dia de vigor, a Lei detectou inconformidades em gigantes, como Facebook e Google, acionadas em 3,9 bilhões de euros e 3,7 bilhões de euros, respectivamente.

Como a LGPD impacta as empresas?

Os dados fornecidos por usuários são o combustível para aplicações de digital analytics, inteligência artificial e publicidade online. “Imaginem que, hoje, as empresas possuem acesso a todos os nossos dados. Tudo o que pesquisamos fica armazenado, possui um rastro digital, e, muitas vezes, esses mesmos dados podem ser utilizados de maneira indevida ou até mesmo serem roubados”, diz Dario Caraponale, sócio-fundador da Strong Security Brasil, empresa especializada em segurança no mundo digital. “É claro que isso é importante para as empresas e para nós mesmos. Mas é interessante ressaltar que os dados poderão ser coletados, ainda, porém, de outra maneira”, complementa o especialista.

Basicamente, a LGPD trará impacto em como os dados são coletados, armazenados e analisados. Antes, as empresas tinham livre acesso e podiam armazenar e usar qualquer informações como: endereço, idade, sexo, estado civil, entre outros. Agora, os mesmos devem ser coletados e utilizados de maneira clara, fazendo com que o usuário saiba que suas informações estão sendo enviadas para um banco, por exemplo e, mais do que isso, dizendo para qual finalidade serão utilizadas posteriormente. “As empresas têm, como data final para adequação, Agosto de 2020. Treinar profissionais internos para o cuidado com os dados ou até mesmo terceirizar esse serviço para especialistas é indispensável, pois grandes multas serão aplicadas em casos de violação ou exposição”, aconselha e finaliza Dario.

Assessoria de profissionais

Para ter sucesso nos negócios, é preciso cuidar dos dados e informações da empresa e de seus usuários. Somente com profissionais preparados é possível garantir que tudo saia conforme o planejado.

A equipe da Strong Security Brasil é composta por especialistas em diversas soluções de segurança, incluindo expertise em ações que preveem ataques virtuais. Além disso, também promovem consultoria e treinamentos para redução de risco de ataques. Saiba mais: www.strongsecurity.com.br

Website: http://www.strongsecurity.com.br

Web Site: