Líder Mundukuru participa de evento que celebra culturas indígenas

Guarulhos 18/10/2019 –

Escritor fará uma palestra aberta ao público com foco na valorização do índio

A questão indígena ganhou destaque por ter sido o tema proposto pela Unesco para 2019 – Ano Internacional das Línguas Indígenas. Segundo a instituição, a medida visa chamar atenção para o acelerado desaparecimento de línguas e promover ações conjuntas a fim de reverter esse cenário.

Alinhado com esse propósito, o Evento Cultural, que acontece no Colégio associado a Unesco Mater Amabilis, traz o escritor Daniel Munduruku e mais seis etnias indígenas para trocas com a comunidade. O acontecimento tem por objetivo quebrar estereótipos e aproximar os indígenas de estudantes, famílias e visitantes.

Doutor em Educação (USP), pós-doutor em linguística (UFScar) e autor de 52 livros, Daniel Mundukuru fará uma palestra aberta ao público com foco na valorização do índio. O agraciado com menção honrosa do prêmio Jabuti conversará depois com os alunos do Ensino Médio para esclarecer questões atuais relacionadas à temática, como a demarcação das terras indígenas.

Além de Mundukuru haverá outras cinco etnias indígenas interagindo com o público por meio de atividades e oficinas. Os povos Kaimbé, Wassu-Cocal e Kariri-Xocó farão uma apresentação de toré, uma dança típica. Em seguida, os presentes serão convidados a juntar-se a eles. Os Guarani Mby’a promoverão oficinas sobre ervas – a história do chá, a relação com os costumes indígenas e suas propriedades medicinais – e contação de histórias. A pintura terá espaço especial: os Pataxó ensinarão os presentes a fazer pintura corporal e os participantes ainda poderão ajudar a construir uma releitura da obra “A Árvore de Todos os Saberes”, do artista plástico indígena Jaider Esbell.

No restaurante, os pratos serão compostos com elementos tradicionais. “Muito do que comemos no dia a dia é indígena” – comenta o professor de biologia, Luiz Antonio Gerardi Junior, que também é coordenador do Serviço de Orientação (SOS Mater). O educador explica que o evento é importante para frisar que a cultura indígena é plural e ainda proporciona que os próprios índios mostrem as suas culturas para pais, alunos e a comunidade; rompendo conceitos do senso comum.

No evento também serão exibidas fotos do Projeto Anhuma, atividade de birdwatching (observação de aves) realizada pelos alunos do Ensino Fundamental II. O projeto, que ganhou Selo Ambiental de Guarulhos, visa a aproximação dos estudantes com o meio ambiente também o estudo de lendas indígenas relacionadas a esses animais.

Serviço
Data: 19/10 (sábado)
Horário: Das 10h às 16h
Local: Colégio Mater Amabilis – R. Josephina Mandotti, 158 – Jardim Maia, Guarulhos
Entrada gratuita

Website: http://www.colegioma.com/projeto/Default.aspx

Web Site: