Limpeza de pele é um dos tratamentos mais requisitados nas clínicas de beleza

São Paulo 7/1/2020 –

Na rotina de cuidados com a pele é fundamental associar a ida a consultórios dermatológicos para realização de tratamentos específicos e os hábitos diários de aplicação de dermocosméticos em casa. Apesar de muitas pessoas buscaram, constantemente, por praticidade quando o assunto é o cuidado com a pele, é importante ter consciência que alguns procedimentos demandam aplicação e acompanhamento de um profissional especialista para evitar que a pele esteja sob risco. Assim, quando o assunto é limpeza profunda com extração de cravos e espinhas, sempre paira a pergunta: será que esse tipo de procedimento pode ser feito em casa por qualquer pessoa que queira realizá-lo? Tal questionamento vale a pena ser esclarecido de forma assertiva, principalmente por ser de utilidade para muitas pessoas.

O que é limpeza profunda?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a limpeza profunda com extração de cravos e espinhas é um procedimento que deveria ser realizado por todas as pessoas com considerável regularidade, especialmente para aqueles que possuem a tendência à formação de cravos e espinhas. Nesse procedimento, o profissional especialista auxilia na retirada das impurezas acumuladas no rosto. Essas impurezas são adquiridas das mais variadas formas, seja pela maquiagem, sujeira ou mesmo a poluição do dia a dia. Todo esse conjunto de impurezas, quando em contato com a pele, estimulam a produção de radicais livres que, quando acumulados, desencadeiam o processo de envelhecimento da pele e a obstrução dos poros e, ainda, o surgimento de cravos e espinhas.

Por esse motivo, a limpeza de pele aparece como uma alternativa excelente para evitar a formação de acne e, consequentemente, diminuir as chances do desenvolvimento de processos inflamatórios, proporcionando uma higienização da pele, removendo células mortas e facilitando a circulação sanguínea no local.

Os equipamentos de estética que podem ser utilizados são os aparelhos de vapor de ozônio, aparelho de vacuoterapia para a sucção e alta frequência. Existem aparelhos que reúnem mais de uma tecnologia juntos, como neurodyn esthetic.

É possível fazer limpeza de pele com extração de cravos e espinhas em casa?
Por questões de segurança, a Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que o procedimento da extração de cravos e espinhas não deve ser feita em casa, sem auxílio de um profissional especialista. Isso, porque tal procedimento pode causar danos sérios à pele quando não executado corretamente, por isso a presença de um profissional e de instrumentos adequados à prática da limpeza de pele profunda são elementos indispensáveis. Quando não se utiliza as ferramentas indicadas e necessárias para a limpeza ou mesmo quando quem manuseia essas ferramentas não possui habilidade e conhecimento para tanto, os danos verificados podem ser os mais diversos, desde manchas na pele a cicatrizes.

Como a limpeza de pele é realizada?
O primeiro passo para realizar o procedimento, de acordo com dermatologistas e esteticistas, é a aplicação de um produto de limpeza para retirar o excesso de gordura da face e, dessa forma, remover qualquer resquício de oleosidade, preparando a pele para receber os demais produtos e instrumentos da limpeza. Logo em seguida, o profissional realiza uma esfoliação com o objetivo de retirar as células mortas do rosto. Após essa esfoliação, é aplicado um emoliente a fim de abrir os poros e, com isso, facilitar o processo de remoção dos cravos. No momento da extração dos cravos, o procedimento deve ser cuidadoso e manual, com a utilização de gaze e loção antisséptica, de modo que em alguns lugares específicos, os cravos são removidos por meio de uma espécie de sugador ou mesmo de agulhas. Feita a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para estimular o processo de cicatrização da pele, evitando a presença de marcas originadas pelo procedimento estético. Para finalizar, o profissional pode aplicar uma máscara adequada para cada tipo de pele, de forma que podem ser utilizadas máscaras com efeito calmante, cicatrizante ou clareadoras, por exemplo.

Website: http://www.hsmed.com.br

Web Site: