Linha de equipamentos para controle de qualidade de grãos é exposta na Semana Internacional do Café

São Paulo 20/11/2019 –

Lançado no início desse ano, o medidor de umidade modelo G2000, aprovado pelo Inmetro, juntamente com o modelo portátil, G610i, estarão em exposição na Semana Internacional do Café, evento que ocorre de 20 a 22 de novembro em Belo Horizonte – MG. Além desses medidores de umidade de café a Gehaka, tradicional fabricante de instrumentos de medição e controle de qualidade, estará mostrando seus pHmetros PG3000 e PG1400.

Ao participar do evento, a empresa tem, de acordo com Fernando Engelbrecht, gerente de vendas da Gehaka, como objetivo demonstrar a importância que esses produtos têm para o controle de qualidade do café ao consumidor final. “Assim – explica – também levaremos o kit densidade cuja finalidade é a de se obter o peso específico de cafés verdes ou torrados. Este instrumento está de acordo com a norma ISO-6669: 1985 E”.

Medidores de umidade G610i e G2000

Por ser um equipamento simples e de dimensões reduzidas, o modelo G6101, além de também operar com bateria é indicado para o campo, acompanhando a umidade do café, desde a colheita, medindo café em coco, até o armazenamento, medindo a umidade do café verde. Ainda pode ser utilizado na industrialização, oferecendo a medição da umidade do café torrado. Não bastasse, possui escala para o café pergaminho e café oro. Por outro lado, o G2000 é indicado para cerealistas, cooperativas e exportadores, por ser totalmente inviolável e aprovado pelo Inmetro.

Medidores pHmetro PG3000 e PG1400

Desenvolvidos como instrumentos de precisão específicos para uso em laboratórios, o PG3000 e PG1400 combinam a possibilidade de medir pH, milivoltagem, potencial redox (ORP) e temperatura de uma amostra no controle de qualidade da água, de diversos tipos de soluções, formulações, processamento de alimentos e de outros. De acordo com Christian Kaufmann, diretor comercial da empresa, para medição de pH, o instrumento opera na faixa de -2 a 20 pH com a divisão selecionável dotada também de compensação automática ou manual de temperatura.

Kit de medição de densidade do café

Utilizado tanto para medir a densidade do café verde quanto do torrado, o kit de medição de densidade do café, desenvolvido conforme a norma ISO 6669:1985(E), obtém a medida por meio da passagem livre dos grãos entre dois recipientes específicos, com volume conhecido e a uma determinada umidade. Para o funcionamento com mais precisão, a Gehaka recomenda que seja utilizado em conjunto com uma balança eletrônica de precisão com no mínimo uma casa decimal (0,1g).

Outros equipamentos de controle de qualidade
A Gehaka disponibiliza também outros equipamentos para o controle de qualidade, incluindo além dos já citados, os amostradores para grãos a granel ou em big bags, quarteadores, homogeneizadores e redutores de amostra, balanças de precisão e o sistema de secagem por infravermelho para determinação da umidade do café em pó, essencial para a indústria.

Semana Internacional do Café

Evento, que ocorre de 20 a 22 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a Semana Internacional do Café foi criada com o objetivo de reunir cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores e até apreciadores. Nesta edição, apresenta diversas ações focadas nas áreas de mercado e consumo, além de outras em empreendedorismo.