Lipoaspiração: quais procedimentos podem ser realizados em conjunto?

Belo Horizonte, Minas Gerais 6/10/2020 – Dr. Fernando Rodrigues é Cirurgião Plástico em Belo Horizonte. No site drfernandorodrigues.com.br é possível saber mais sobre ele e sobre esses procedimentos.

Esse artigo fala sobre a lipoaspiração e como ela pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos cirúrgicos/cosméticos para alcançar um resultado ainda mais satisfatório.

A lipoaspiração ocupa, hoje, elevado percentual dentre as cirurgias plásticas no país e segundo resolução Número 1711 do Conselho Federal de Medicina, a lipoaspiração é reconhecida como técnica do arsenal da cirurgia plástica, com indicações precisas para correções do contorno corporal em relação à distribuição do tecido adiposo subcutâneo.

Esse artigo fala sobre a lipoaspiração e como ela pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos cirúrgicos/cosméticos para alcançar um resultado ainda mais satisfatório. Existem uma variedade de procedimentos cosméticos que podem ser realizados junto com a lipoaspiração.

Quando se tem mais de um objetivo estético a alcançar, a ideia de combinar procedimentos de cirurgia plástica pode ser atraente. A lipoaspiração e o enxerto de gordura, por exemplo, andam de mãos dadas, pois, o cirurgião plástico precisará adquirir gordura doadora de uma parte do corpo para enxertá-la em outra parte. Mas combinar procedimentos só faz sentido se eles estiverem alinhados com objetivos cosméticos bem definidos.

Isso dependerá das áreas do corpo que serão tratadas, da habilidade e experiência do cirurgião plástico e da quantidade de tempo que o paciente poderá se ausentar do trabalho. A segurança deve ser sempre a prioridade. Os cirurgiões plásticos se sentirão confortáveis combinando pelo menos dois procedimentos, desde que o paciente esteja com ótima saúde.

Dentre os procedimentos que podem ser combinados com a lipoaspiração, os mais comuns são: lipoaspiração associada a abdominoplastia; Lipoaspiração associada a redução ou aumento das mamas (mastopexia); Lipoaspiração associada a facelifts; Lipoaspiração após cirurgia bariátrica.

Enquanto o foco principal da lipoaspiração é remover o excesso de gordura, a abdominoplastia é usada para elevar a pele. O que ocorre é que, quando grandes quantidades de gordura são removidas, há um risco maior de excesso de pele caída. A boa notícia é que a abdominoplastia pode ajudar a eliminar o excesso de pele criando um estômago mais apertado e um ‘abdômen’ mais definido.

Na lipoaspiração associada a Mastopexia — elevação dos seios – o especialista realizará primeiro a lipoaspiração, para remover o excesso de tecido adiposo das mamas. Depois disso, a pele restante pode fazer com que as mamas caiam, e é aí que a mastopexia entra em cena: removendo o excesso de pele e elevando os seios caídos a uma altura mais desejável e com uma aparência mais natural.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 141 mil procedimentos de redução de mama foram realizados no Brasil em 2016 (último levantamento da instituição).

Lipoaspiração associada à redução de mama normalmente inclui lipoaspiração para ajudar a remover o excesso de tecido adiposo, além de remodelar os seios para obter uma forma e tamanho esteticamente atraentes que permaneçam em equilíbrio com as proporções naturais do corpo. A cirurgia de redução de mama pode ajudar a aliviar as dores nas costas, pescoço e ombros, causadas por seios muito grandes, além de ajudar as roupas a se ajustarem melhor e aumentar a autoconfiança.

Combinar um procedimento de lipoaspiração com o facelift também é possível. A lipoaspiração facial é projetada para remover bolsas de gordura, geralmente em torno da mandíbula, pescoço e queixo. A principal vantagem em combinar esses dois procedimentos é que pode ser possível economizar tempo e dinheiro. Além do mais, a combinação desses procedimentos, permite obter um aspecto mais firme da face, com atenuação dos sulcos e eliminação das rugas.

É essencial que o facelift seja executado por um cirurgião plástico qualificado, com experiência em procedimentos faciais, para a obtenção de um resultado final harmonioso e que corresponda às expectativas da paciente.

A cirurgia bariátrica faz um ótimo trabalho na remoção da gordura visceral. Também é possível remover ainda mais gordura subcutânea após o primeiro ano de perda de peso. Um procedimento de lipoaspiração é projetado especificamente para remover o excesso de gordura subcutânea que pode permanecer, mesmo depois de se mudar completamente os hábitos de vida com mais exercícios e menor consumo de alimentos.

A chave para o sucesso de uma lipoaspiração após cirurgia bariátrica é esperar até que o peso da paciente se estabilize. Segundo o site da SBCP, a lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.

Antes de qualquer tipo de cirurgia, para garantir um procedimento seguro de cirurgia plástica associada é necessário verificar o registro do cirurgião plástico no Conselho Federal de Medicina (CFM) e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O cirurgião também deve ter uma experiência significativa no procedimento que está sendo considerando. A interessada deve agendar uma consulta e fazer várias perguntas. Aqui estão algumas ótimas perguntas a serem feitas ao cirurgião: há quantos anos você realiza esse procedimento? Quantas vezes você executou cirurgias plásticas em conjunto? Que tipo de treinamento básico e avançado você tem no procedimento que estou considerando?

Como a cirurgia plástica geralmente é um procedimento de transformação de vida, é preciso escolher um especialista de confiança. Embora a ideia de vários procedimentos ao mesmo tempo possa parecer assustadora, a capacidade de atingir vários objetivos em uma única cirurgia pode ser altamente satisfatória a longo prazo. Alterações significativas na aparência, normalmente duradouras e até permanentes poderão ser vistas logo após uma boa recuperação do procedimento.

A SBCP cita em seu site: “Ao escolher um cirurgião plástico para realizar este procedimento, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.” Escolha um bom cirurgião e evite se expor a riscos desnecessários. Dr. Fernando Rodrigues é Cirurgião Plástico em Belo Horizonte. No site drfernandorodrigues.com.br é possível saber mais sobre ele e sobre esses procedimentos.

Website: https://drfernandorodrigues.com.br/

Web Site: