Livro A Quadra Encantada é lançado em Brasília

Brasília, DF 18/10/2019 – Somos responsáveis pelo desenvolvimento dessa nova geração e precisamos conduzi-los para uma vida mais saudável e imaginativa

Obra chama atenção para a importância das brincadeiras ao ar livre

Mãe, meu tablet bugou! Pai, o computador não entra na internet! O celular está sem wifi! Quem convive com crianças certamente já ouviu uma dessas frases. Pois foi exatamente observando este universo infantil que Karine Câmara encontrou a inspiração para escrever A Quadra Encantada, um livro que conta a deliciosa história do pequeno Antônio, um menino ligado em tecnologia, mas que descobriu o prazer de brincar no parquinho. “Ver uma criança com os olhos vidrados no tablet ou celular é uma cena cada vez mais comum. Porém, como responsáveis pelo desenvolvimento dessa nova geração, temos que conduzi-los para uma vida mais saudável, que proporcione proximidade com a natureza, contatos interpessoais, espaço para exercitarem a imaginação e gastar energia. E o que pode ser mais completo e gostoso que ir a um parque e se divertir com os amigos?”, reflete Karine.

A preocupação da autora é comprovada por números. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças de até 4 anos devem passar, no máximo, uma hora em frente a telas de forma sedentária – isso inclui TV e qualquer outro tipo de eletrônico. Entretanto, essa não é a realidade no Brasil. Levantamento feito pela Viacom, em 2017, revelou que as crianças brasileiras entre 2 e 5 anos passam 50% a mais de tempo semanal na internet do que a média global. São aproximadamente 42 horas por semana em frente as telas. “É importante que os pais encontrem o equilíbrio e estabeleçam regras em relação ao uso da tecnologia para que seus filhos não deixem de lado atividades importantes como praticar exercício, conversar com a família, sair com amigos. Mas os adultos devem dar o exemplo e também reduzir o tempo que permanecem conectados para brincar com os pequenos. São esses momentos que trazem as melhores recordações e transforma a relação entre pais e filhos”, assegura Karine.

Essa é a primeira interação de Karine Câmara com a literatura infantil. Apesar de sempre ter vontade de escrever um livro, foi a maternidade que lhe deu o empurrão que faltava. “Meu filho, Antônio, foi quem me incentivou. Toda noite eu conto uma historinha para ele. Seja lendo um livro ou criando uma própria. A emoção dele quando ouviu “A Quadra Encantada” foi determinante para tornar este projeto uma realidade. De verdade, estou realizada”, afirma ela, que já planeja uma nova obra. “Antônio me relata o seu dia-dia, suas descobertas, e cada momento importante de sua vida dele. A gente conversa muito e sou bem próxima dele. Isso me dá muito material para inventar várias tramas. Estou gravando cada nova aventura que eu e Antônio vivemos juntos todas as noites. E quando ele participa e vibra com a história, sei que estou no caminho certo”, esclarece a escritora.

O lançamento do livro A Quadra Encantada será domingo, 19/10, no Parque do Pontão do Lago Sul, das 10h às 12h. Além da manhã de autógrafos, picolé brincadeiras e contação de histórias com o grupo Neia e Nando. Toda a renda com a venda dos livros será revertida para a construção do Parquinho da Estrutural.

Sobre a autora:

Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing, a brasiliense Karine Câmara faz sua estreia no mundo das letras inspirada pelo filho Antônio e o mundo das descobertas infantis, dos olhares estrelares do brilho da esperança, que renova a vida e conduz o futuro para ser mais gracioso e magico, onde as cores navegam o imaginário, despertam as gargalhadas que tanto preenchem a felicidade.
Sempre falante e motivada pelo bem comum social, compôs sua jornada em passos decididos e poéticos. Tomou-se protetora das boas palavras e as conduz com carinho e amor, e as entrega em forma artística em contos e versos, aos apreciadores da boa literatura. “A descoberta de um mundo novo estará sempre ao nosso alcance, basta ir adiante, ultrapassar as barreiras e ter coragem de enfrentar o desconhecido”, reflete a autora.

Website: http://www.quadraencantada.com