Livro brasileiro de ficção científica mostra a salvação do mundo como fake news

São Paulo / SP 30/9/2020 – O livro é uma crítica à tradição filosófica que hoje chamamos de autoajuda, segundo a qual o valor do produto está na embalagem

A ficção científica começa com a descrição do Guindaste, mas envereda em um drama de temáticas contemporâneas.

A ficção científica é um gênero literário pouco explorado no país. Segundo dados da última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2016, realizado pelo Instituto Pró-Livro que é o mais amplo estudo sobre o tema, o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano e que 30% da população nunca comprou um livro. Mas, é a ficção científica que o autor baiano Daniel Mendes utiliza em seu primeiro livro “O Guindaste Metafórico, a maior obra de engenharia que jamais existiu”.

A obra mescla bom humor, autoajuda e ficção, desenvolvendo um projeto de engenharia altamente complexo e cheio de superlativos, para salvar o planeta Terra de seu desalinhamento magnético.

Usando temáticas contemporâneas, como “campanha de financiamento”, “gestão de fake news”, “redes sociais” e “superfaturamento”, o Guindaste Metafórico satiriza o antropocentrismo e a supervalorização da tecnologia que caracterizam este tempo.

“É um livro de ficção científica brasileiro, construído sobre si mesmo, que narra o lançamento do próprio Guindaste Metafórico, metalinguística e metaforicamente. O Guindaste Metafórico, porém, é a maior obra de engenharia que jamais existiu, uma ficção mentirosa que se torna real no exato momento em que é contada. O livro é uma crítica à tradição filosófica que hoje chamamos de autoajuda, segundo a qual o valor do produto está na embalagem”, explica Daniel Mendes.

Para o autor, “Na capa, o comandante do fraudulento projeto, sempre de copo na mão e com cara de bonachão, caracteriza o estelionatário engenheiro que engana todo o mundo com um projeto impossível”.

O livro “O Guindaste Metafórico: a maior obra de engenharia que jamais existiu” é editado pela PCBooks, editora do autor, está publicado em versão impressa no Clube de Autores e em versão digital (epub) na Amazon.

 

Ficha Técnica

Título – O Guindaste Metafórico – a maior obra de engenharia que jamais existiu

Autor – Daniel Mendes  

Páginas – 148

ISBN – 978-65-00-04826-1

Site do autor – www.passarinhocolorido.com

Website: http://www.passarinhocolorido.com

Web Site: