Livro reabre discussão sobre o caso Proconsult e a luta pela reconstrução democrática no Brasil

Rio de Janeiro 6/3/2020 –

Em 1982 o regime militar vivia seus últimos anos. Na esteira da redemocratização, seriam celebradas eleições, incluindo as primeiras para governador desde 1965. Entre os candidatos da situação e tradicionais adversários do regime. No Rio de Janeiro, o ex-governador gaúcho Leonel Brizola (PDT) concorria com Moreira Franco (PDS – antigo ARENA). Na reta final, o TER Fluminense contrata a PROCONSULT para finalizar a contagem dos votos e se descobre a tentativa de fraude nas eleições ao Governo do Estado.

Para levantar a discussão sobre o processo democrático brasileiro no contexto deste episódio, o professor e jornalista Mauro Silveira, lança o livro “O Caso PROCONSULT – A HISTÓRIA DA TENTATIVA DE FRAUDE QUE CAIU NO ESQUECIMENTO”, pela Editora Autografia, na Livraria da Travessa, em Botafogo, na próxima segunda-feira, (9/3) a partir de 18h.

“Percebi que esse fato era desconhecido por grande parte dos jovens com quem convivo. Achei que o tema merecia novas pesquisas, o que se tornou uma meta para a realização do mestrado. O livro é fruto da pesquisa e da dissertação concluída em 2018”, explica o autor que também é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Mauro Silveira era um jovem repórter nessa época e, para a realização do trabalho, conduziu uma pesquisa meticulosa, ouvindo políticos e jornalistas que deram seu testemunho sobre o que ocorreu, no Rio, em 82.

Segundo o professor Américo Freire (CPDOC/FGV) a conhecida frase de Peter Burke “A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer” se aplica bem à obra. “Mauro se debruça sobre o polêmico episódio que envolveu um regime ditatorial em franco declínio a se valer de expedientes para se segurar no poder; uma empresa responsável pela totalização dos votos interessada em não respeitar o direito do eleitor; uma concorrência na imprensa preocupada em afirmar-se junto ao leitor naquele contexto de crise geral; e, por fim, uma liderança política em ascensão – Leonel Brizola – que precisava ser neutralizada pelo bloco de poder que não conseguia se segurar de pé”, resume Freire.

No lançamento do livro está programado um debate com as presenças de Leonel Aguiar, diretor do Departamento de Comunicação da PUC- Rio, do estudioso Américo Freire e do jornalista Pery Cotta, responsável por coordenar a cobertura do caso Proconsult pela rádio JB, na época. Além disso, ele falará sobre a cobertura do caso Para-Sar, na reportagem “Operação Mata Estudante”, pelo Correio da Manhã, dois meses antes do AI-5.

Sobre o autor – Mauro Silveira possui mais de 35 anos como profissional de jornalismo, com passagens pelos principais veículos de comunicação do Rio de Janeiro nas áreas de jornal (O Dia, Jornal do Brasil e O Globo), agências e rádios (Rádios JB, CBN e BandNews). É editor da Rádio PUC, veículo do Projeto Comunicar da PUC-Rio. Também participou com um conto no livro “Parem às máquinas: jornalistas que valem mais de 50 contos”.

Serviço:
Lançamento do livro “O CASO PROCONSULT:
A HISTÓRIA DA TENTATIVA DE FRAUDE QUE CAIU NO ESQUECIMENTO”
Editora Autografia – 176 páginas
Data: 9 de março de 2020 / Horário: a partir de 18h / Entrada Franca
Local: Livraria da Travessa – Rua Voluntários da Pátria, 97 Botafogo Tel. (21) 3195-0200

Website: https://www.facebook.com/mauro.silveira.14661

Web Site: