Livro sobre aplicação do GIS nas companhias de saneamento é lançado online – ABES-SP

São Paulo 5/11/2020 –

Publicação “Aplicações GIS para empresas de saneamento básico” foi lançada em evento online no YouTube. Na ocasião, especialistas comentam os benefícios e aplicabilidade da tecnologia no setor.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP) realizou, em 22 de outubro, o lançamento do livro “Aplicações GIS para empresas de saneamento básico”, de Nagib Abrahão, gestor de Geoinformação da Sabesp, durante sessão especial da Brazil Water Week (Semana da Água do Brasil).

O evento foi transmitido no canal ABES Saneamento no YouTube e está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=1UpCoCdzCfo

O encontro reuniu ainda especialistas para expor os benefícios e aplicabilidade da tecnologia, responsável por integrar dados de sistemas, proporcionando maior eficiência operacional.

Márcio Gonçalves de Oliveira, presidente da ABES-SP, fez a abertura da sessão e elogiou a parceria com autor na produção da obra, que será uma referência importante para o uso do GIS por parte dos operadores de saneamento.

“Fico muito feliz que conseguimos construir um produto de altíssima qualidade, que traz para todos os profissionais do setor de saneamento um instrumento capaz de fazer com que esta ferramenta seja utilizada com mais empenho e dedicação. É um livro inédito no Brasil”, enalteceu Márcio.

A publicação se propõe a compartilhar com as empresas e profissionais de saneamento propostas de aplicações do GIS nos mais diferentes processos de negócio de uma operadora, tais como: engenharia de operação de água e esgoto, gestão comercial, gestão de ativos e regulação, dentre outras atividades e projetos relacionados.

“O livro trata tanto da implantação quanto da operacionalização do sistema GIS para que as empresas de saneamento tenham bons resultados”, explicou o autor Nagib Abrahão. “Quero agradecer à ABES-SP por ter aceitado o desafio de produção da obra e espero que ela sirva de incentivo para o setor no Brasil”, acrescentou. A publicação conta com o patrocínio Diamante da Sabesp, Ouro da Sanepar, AESabesp e Imagem Sistemas e Bronze da Mentore e da CPS Engenharia-GIS WATER.

O evento teve ainda a participação de Helder Aragão, gestor de Geoprocessamento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Victor Faria, consultor de Produção e Operação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), além da moderação de Luiz Pladevall, vice-presidente da ABES-SP, que moderou a sessão.

Na oportunidade, os convidados também detalharam a importância e particularidades do mecanismo, que possibilita a gestão de sistemas de abastecimento, gerenciamento do cadastro de ativos, análise de desempenho e otimização do trabalho de campo, entre outras funcionalidades.

A obra conta com o patrocínio Diamante da Sabesp, Ouro da Sanepar, AESabesp e Imagem Sistemas e Bronze da Mentore e da CPS Engenharia-GIS WATER. O livro estará disponível em breve na Livraria Virtual da ABES-SP (http://abes-sp.org.br/livrariaabes/).

Website: http://abes-sp.org.br

Web Site: