Logística especial movimenta gerador de 67 toneladas até o Chile

29/7/2020 –

Um transformador de 67 toneladas, 8,2 metros de comprimento, 3,2 metros de largura e 4,1 metros de altura é um dos destaques da Usina Geotérmica Cerro Pabellón, no Chile. Trata-se da primeira planta de energia geotérmica na América Latina. Toda a logística para o transporte foi realizada pela Allog, empresa com expertise no transporte de cargas especiais de grande porte, as chamadas cargas de projeto.

Um transformador de 67 toneladas, 8,2 metros de comprimento, 3,2 metros de largura e 4,1 metros de altura será um dos destaques da Usina Geotérmica Cerro Pabellón, no Chile. Trata-se da primeira planta de energia geotérmica na América Latina. Toda a logística para o transporte do equipamento foi realizada pela Allog, empresa com expertise no transporte de cargas especiais de grande porte, as chamadas cargas de projeto. Juntamente com o transformador, embarcaram também seis contêineres com acessórios e óleo.

A carga partiu de Jaraguá do Sul (SC) e seguiu no modal rodoviário até o Porto Itapoá, no norte do Estado. No trecho rodoviário, foram utilizadas carretas simples para os contêineres e veículo especial (prancha rebaixada) para o transporte do transformador. Devido ao peso, segundo Guilherme Borini, analista de projetos da Allog, o equipamento precisou aguardar na prancha rebaixada (sobre rodas) até o embarque.

De Itapoá, o gerador seguiu de navio até o porto de Antofagasta, no Norte do Chile. Depois, foi transportado até a Usina Geotérmica Cerro Pabellón. A carga foi conduzida em um navio de linha regular da Hapag Lloyd, armador com significado knowledge em cargas de projetos.

CARGAS DE PROJETOS

O transporte de cargas de projetos exige estudos específicos de logística em todas as etapas da viagem, com o objetivo de identificar as melhores conexões necessárias, assim como assegurar a aprovação de todas as licenças e cumprimento das regulamentações determinadas pelas autoridades locais. “A viabilidade do transporte deve ser desenvolvida por equipes profissionais capacitadas e com conhecimento prévio de todos os serviços prestados pelos diferentes tipos de armadores, como o de contêiner, armador roll on roll off (Ro-Ro), armador breakbulk, além da busca pela melhor operação terrestre”, acrescenta Borini.

A construção da Geothermal del Nort, terceira unidade da usina geotérmica de Cerro Pabellón, é resultado de um joint venture entre a estatal Enap (Empresa Nacional Del Petróleo) e a subsidiária de energia renovável da Enel Chile, Enel Green Power Chile. Localizada no alto platô do deserto de Atacama, na região de Antofagasta, a usina gerará 33 MW. A nova unidade, somada aos 48 MW das outras duas unidades que já estão em operação, dará à Cerro Pabellón uma capacidade total de 81 MW. “Quando a terceira unidade estiver totalmente em operação, a usina geotérmica produzirá um total de 600 GWh por ano, evitando a emissão de 470 mil toneladas de CO2 na atmosfera”, relata a Enel.

Website: http://www.allog.com.br