Lombalgia pode chegar a afetar metade das mulheres grávidas no mundo

São Paulo – SP 13/5/2020 –

Durante o período gestacional, a mulher passa por diversas alterações em seu corpo. Não é incomum que surjam dores localizadas (ou generalizadas) que tendem a desaparecer ou persistir até o fim da gravidez.

Uma das dores que mais incomodam grávidas durante os 9 meses é a dor nas costas. A lombalgia (dor na lombar), conhecida por ser uma doença que acomete gestantes, pode atingir até 50% de todas as grávidas do mundo, principalmente a partir do quarto mês, quando a tensão nas costas aumenta em decorrência do crescimento da barriga.

Lombalgia pode se tornar grave

A dor nas costas causada por lombalgia pode se tornar uma condição grave se não apresentar melhora após repouso ou permanecer intensa por bastante tempo. É muito importante que a gestante converse com seu médico sobre os incômodos, para que ele passe o caso a um especialista que possa fazer um diagnóstico correto, dando sequência a um tratamento em clínicas de fisioterapia especializadas.

A lombalgia, muitas vezes, é ignorada pela gestante, que acaba lidando com muitos outros incômodos advindos da gravidez. Contudo, essa dor na coluna pode se tornar um problema de saúde, que afeta a qualidade do sono da gestante, a disposição para realizar tarefas rotineiras, a questão social e momentos de lazer, sem contar com outras questões mais sérias que podem aparecer a longo prazo.

Exercícios guiados por fisioterapeutas aliviam a tensão causada pela gravidez

O peso extra da barriga tensiona os músculos das costas e sobrecarrega a coluna vertebral. Os exercícios feitos com acompanhamento de um profissional especializado em fisioterapia ajudam no fortalecimento da região e no realinhamento postural.

Além disso, exercícios de alongamento e relaxamento também fazem diferença na rotina da gestante, assim como evitar de levantar pesos ou andar de salto alto. O fisioterapeuta também pode ensinar posições para dormir ou para se sentar de maneira mais correta, de forma que simples estratégias possam influenciar positivamente a qualidade de vida da gestante.

Em comparação a outras condições, que podem se transformar em crônicas, a lombalgia é uma questão bastante complexa, já que pode causar lesões nos músculos, nervos da medula espinhal e até mesmo nos ossos. A dor na lombar deve ser acompanhada de perto por especialistas, e o tratamento deve ser medido de acordo com os resultados obtidos a curto e médio prazo. Apenas especialistas de clínicas de fisioterapia sabem o que é melhor para o tratamento da doença.

Clínicas de fisioterapia possuem tratamentos para lombalgia

Ainda que muitos médicos receitem medicamentos de uso oral ou tópico, apenas tratamentos em clínicas de fisioterapia tratam o cerne da dor. É claro que o médico tem papel importante no diagnóstico e detalhamento do caso, já que fatores individuais (como estado físico do paciente) influenciam o tratamento.

Por outro lado, o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios apenas mascara a dor e não trata a causa do problema. O diagnóstico da lombalgia, geralmente, é clínico, e após ter os resultados em mãos, o paciente deve procurar um fisioterapeuta especializado, para que esse profissional oriente o caminho mais adequado para que o problema seja solucionado.

A SM Care é uma das melhores clínicas de fisioterapia em São Paulo e está preparada para atender pacientes com lombalgia, sejam gestantes, pessoas de idade, com histórico delicado ou que sofreram lesão ao praticar alguma atividade física. Pelo site, é possível conhecer tudo sobre a SM Care e entrar em contato para agendar uma consulta.

Website: http://smcare.com.br/

Web Site: